Comissão Provisória quer expulsão de Ricardo Daneluz por apoio ao Governo Jair Bolsonaro
andre.tajes@serraempauta.com
08.09.2021 - 13h34min
A Comissão Provisória do PDT de Caxias do Sul vai encaminhar ao diretório estadual pedido de expulsão vereador Ricardo Daneluz. Entre os motivos estão a participação do parlamentar na manifestação a favor do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), realizada nesta terça (7), na Rua Sinimbu, em frente à Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul. Além disso, a participação do pedetista na homenagem a Bolsonaro com a entrega do Prêmio Caxias do Sul, condecoração máxima da Câmara de Vereadores caxiense, realizada no início de julho durante a 1ª Feira Brasileira do Grafeno, na Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Segundo o presidente da Comissão Provisória caxiense, Lucas Diel, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, havia orientado os filiados a não participarem do ato político pró-Bolsonaro realizado no feriado. Ele explica que a decisão da expulsão ao não do vereador será da Comissão de Ética estadual e o vereador terá direito a ampla defesa no processo disciplinar.
Diel ressalta que Daneluz apresenta reiteradas manifestações de apoio a Bolsonaro e que como presidente da Comissão Provisória não pode ser omisso diante do estatuto do partido.
"O vereador insiste numa postura que ele sabe que não é a do nosso partido. Somos oposição ao presidente Bolsonaro. Parece que ele quer sair. O correto seria ele pedir para sair do partido, mas não pede (para sair) e fica fazendo uma postura que não condiz com a diretriz partidária", ressalta.
Para Diel, o vereador deveria ter a honradez que dizer que não compactua mais com as ideias do partido e deixar a sigla.
"Ele se colocou numa situação complicada. Ele sabe qual é a orientação partidária, quais são os ideais trabalhistas, sabe que o PDT é oposição ao Governo Bolsonaro e ele continua fazendo apologia ao governo e homenagens. Ele está fora do contexto partidário. Ele está esperando uma expulsão. Em qualquer empresa que o trabalhador não cumpre as regras, ou pede para sair ou é expulso", comenta.
Procurado pela reportagem, Daneluz disse que ainda não foi comunicado sobre a decisão do pedido de sua expulsão e não quis comentar o assunto.
"Nesse momento prefiro não me manifestar. Vou aguardar a notificação do partido", disse.
Leia mais:
Prefeitura apresenta projetos de revitalização do Largo Carlos Fetter, em Farroupilha
Manifestantes pró-Bolsonaro ocupam Praça Dante Alighieri, em Caxias
Cadastro aberto para fornecedores de serviços artísticos interessados em participar do desfile da Festa da Uva 2022
Bênção de Natal na Praça Dante é confirmada para o dia 8 de dezembro
PSB da Serra apoia Beto Albuquerque como pré-candidato ao Piratini
Tags:
Partido PDT pede abertura processo disciplinar expulsão Ricardo Daneluz Jair Bolsonaro Caxias do Sul