"Do Luto à Luta: Como Conviver Com a Pior das Dores?" será lançado dia 22 de setembro, na Galeria Municipal de Arte
redacao@serraempauta.com
13.09.2022 - 08h23min
Quais são os caminhos que precisam ser percorridos para recompor a alma e o espírito após sofrer uma tragédia familiar impossível de ser mensurada? Existem instrumentos capazes de permitir o prosseguimento da vida de forma propositiva e criativa ao lado de um pesar que sabidamente jamais desaparecerá? Como conviver com a pior das dores (a perda de um filho no florescer da adolescência de forma violenta e injustificável) e transformar o luto em luta?
Foi na busca de respostas a esses questionamentos transfigurados em espinhos a lhe espetar a alma que a psicóloga, gestora de empresas, ex-vereadora e hoje vice-prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris, debruçou-se a escrever suas angústias, sensações, questionamentos, lembranças, desafios e memórias ao longo dos 10 anos que separam a data da tragédia - o assassinato de seu filho Germano, aos 13 anos, em 2012 - e a atualidade, como forma de entender, purgar e ressignificar, na medida do possível, a experiência trágica e transformadora que ela e seus familiares sofreram e seguem vivenciando. Decidida a compartilhar essa vivência humana significativa, o resultado desse mergulho dentro da própria alma chega agora ao público na forma de um livro confessional e marcante, destinado a apontar caminhos possíveis para qualquer um que tenha vivido trauma semelhante ou que possua a empatia necessária para compreender os aspectos contundentes que compõem a experiência humana.
"Do Luto à Luta: Como Conviver Com a Pior das Dores?" é o livro que Paula leva a público na forma de um diário pessoal em que permite ao leitor vislumbrar o seu processo de tentativa de compreensão, superação e ressiginificação dessa vivência, que transformou sua própria pessoa e hoje norteia a sua atuação pessoal, política, profissional e familiar.
O livro será lançado em uma recepção com sessão de autógrafos no dia 22 de setembro, a partir das 19h, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, junto à Casa da Cultura de Caxias do Sul, na Rua Dr. Montaury, 1333, aberto ao público. A obra estará à venda no local. Também está agendada uma sessão de autógrafos na programação da 38ª Feira do Livro de Caxias do Sul, dia 15 de outubro, às 17h, no Espaço 2, na Praça Dante Alighieri.
O livro, impresso na Gráfica e Editora São Miguel (2022, 264 páginas) , contou com a assessoria editorial do jornalista Marcos Fernando Kirst, projeto gráfico e diagramação do designer gráfico Ernani Carraro, revisão da jornalista Silvana Toazza e edição da empresa Calíope Comunicação, Marketing e Publicações. Já está em pré-venda pela Livraria Do Arco da Velha ao preço de R$ 60 (basta acessar o link https://www.doarcodavelha.com.br/catalogo e digitar o título da obra), com entrega para todo o território nacional.
Leia também:
Prefeitura de Caxias lança consulta sobre a PPP de iluminação pública
Casa da Cultura de Caxias do Sul comemora 40 anos em outubro
Feijoada Mão Amiga será realizada no próximo sábado em Caxias do Sul
Limpeza da UBS Centro de Saúde, em Caxias, recolhe 500 litros de fezes de pombos
Samae assina ordem de início para execução de projeto de energia fotovoltaica
Tags:
Paula Ioris compartilha aprendizados tragédia familiar lançamento livro comovente assassinato filho Germano Caxias do Sul