MobiCaxias e UAB entregaram documento com pauta de prioritárias para a eleição municipal
redacao@serraempauta.com
12.07.2024 - 10h18min
O grupo Mobilização por Caxias do Sul (MobiCaxias) em colaboração com a União das Associações de Bairros (UAB) entregou para 21 partidos políticos (confira a lista abaixo) de Caxias do Sul a "Agenda Eleições 2024". O documento contém propostas de desenvolvimento para a cidade em curto, médio e longo prazo.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
O encontro ocorreu na quarta-feira (10), no plenário da Câmara de Vereadores, e contou com a presença de pré-candidatos, presidentes e representantes das siglas, além de lideranças municipais.
O documento de 92 páginas listou as pautas prioritárias para as eleições municipais. Entre os temas estão o controle de despesas com o funcionalismo público, que segundo as entidades atualmente ultrapassa 50% da receita líquida do Município, a gestão do Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor (Faps), e alternativas para a indenização da família Magnabosco e a proposta de criação de uma comissão representativa para debater o assunto.
Além disso, as entidades reivindicam a execução do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, elaborado pela administração municipal em 2023, e soluções para gestão de resíduos e conscientização sobre a limpeza na cidade, envolvendo serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação adequada do lixo urbano.
Por fim, o documento também solicita a busca de recursos com os governos estadual e federal para atender as demandas de infraestrutura de Caxias e da Serra Gaúcha.
Os partidos têm um período para avaliar as sugestões e solicitações da Agenda Eleições 2024.
Um novo encontro está marcado para o dia 7 de agosto, após as convenções partidárias e as homologações das candidaturas, que ocorrem de 20 de julho a 5 de agosto. Nessa reunião, os candidatos à Prefeitura serão convidados a assinar um termo de compromisso com os tópicos sugeridos pelo MobiCaxias.
O presidente do MobiCaxias, Rodrigo Postiglione, destacou a importância do plano estratégico, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Ele ainda reforçou a importância de atrair investimentos, aumentar o turismo e agilizar o escoamento das mercadorias produzidas na cidade.
Normas eleitorais e desinformação
Durante o evento, o chefe do Cartório Eleitoral de Caxias, Edson Borowski, abordou as principais normas da legislação eleitoral para o pleito deste ano. Ele alertou sobre o uso de tecnologias de Inteligência Artificial na produção e disseminação de fake news.
Borowski enfatizou que a desinformação é uma manipulação da informação e que os candidatos devem ser cuidadosos com o que publicam. Entre as medidas de contenção mencionadas estão a agilidade na retirada de conteúdos falsos das redes sociais e as penalidades previstas.
O chefe do Cartório informou que a cidade conta com 347 mil eleitores cadastrados para o pleito de 6 de outubro.
Confira a lista com partidos
:: PP, Solidariedade, PcdoB, MDB, União Brasil, Republicanos, PRD, Rede, Podemos, Novo, Cidadania, Democracia Cristã (DC), PT, PSB, Psol, PRTB, PL, PSD, PSDB, PV e PDT.
Leia mais:
CTG Heróis Farroupilhas, em Caxias, realiza oficinas de danças gaúchas
Festa do Agricultor de Fazenda Souza, em Caxias do Sul, começa no dia 26 de julho
SPR reconquista conta da Romanzza Móveis Planejados, de Flores
Exposição de fotografias movimenta o Quinta São Luiz, em Caxias
CIC de Caxias inaugura reforma de áreas administrativas
Tags:
Política Eleições 2024 MobiCaxias UAB partidos políticos recebem propostas futuro Caxias do Sul Agenda Eleições 2024