Proposta da Comissão de Agricultura da Casa recebeu o voto unânime dos vereadores
redacao@serraempauta.com.br
17.12.2024 - 08h01min
As videiras que ornamentam o prédio da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul estão prestes a se tornarem bens de natureza imaterial do Município. Por unanimidade, os vereadores acolheram projeto de lei que trata do assunto na sessão extraordinária da Casa, realizada na última quinta-feira (12).
A proposta é de autoria da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo (CAAPC). Diante do resultado da votação, a matéria segue, agora, para ser sancionada ou vetada pelo prefeito Adiló Didomenico (PSDB).
Na exposição de motivos da matéria, os autores fazem um histórico da uva como produto de trabalho e integrante da identidade e do desenvolvimento dos caxienses.
Quanto à valorização da fruta, que se tornou símbolo de Caxias do Sul, por meio da "cortina verde" das parreiras que abraçam o prédio do Legislativo caxiense, os legisladores destacam como sendo marcas de uma cultura que acompanha a trajetória de diversos povos.
Além disso, explicam que a integração arquitetônica e a conjugação de ideias resultaram em um conceito harmônico entre a agricultura e o meio urbano, com a contribuição do agrônomo José Zugno e do arquiteto e urbanista João Alberto Machioro.
Segundo eles, o critério paisagístico das videiras adotado pela Câmara de Vereadores vai além da ornamentação estética ou da função de anteparo solar aos diferentes ambientes. Representa um forte elemento cultural e identitário de Caxias do Sul, a chamada "Terra da Uva" e também do vinho.
"Este conceito é fundamental para a preservação e projeção das raízes da cidade, que se revelam aos caxienses ao longo de todo o ciclo de vida dessas plantas. Nesse contexto, as comemorações de 2025, marcando a chegada dos primeiros imigrantes, oferecem ao Legislativo caxiense uma oportunidade para valorizar essa "peça viva" dos parreirais, que também permeiam o interior do município, em uma justa homenagem ao homem da terra", defendem os legisladores.
Leia mais:
Concluído o restauro do Museu Casa de Pedra, de Farroupilha
Câmara de Vereadores de Caxias aprova orçamento de R$ 3,7 bilhões para 2025
Educação como base do crescimento: 25 anos de FSG
Caxias do Sul cresce 4,5% em outubro, impulsionada pelos serviços
Reinaugurada Escola Atiliano Pinguelo, no De Zorzi, em Caxias do Sul
Tags:
Política valorização parreira Câmara de Vereadores patrimônio imaterial Caxias do Sul