Câmaras de Vereadores irão votar moções para apoiar proposta de reclassificação do vinho como alimento
redacao@serraempauta.com
28.08.2023 - 18h20min
O Parlamento Regional da Serra Gaúcha debateu sobre a tributação do vinho. O encontro ocorreu na última quinta-feira (24), na Câmara de Vereadores de Flores da Cunha.
O encontro foi pautado pela manifestação do deputado estadual, Guilherme Pasin (PP) que apontou que a tributação sobre o vinho é excessiva e mencionou os desafios de mudar a tributação seletiva e a classificação do vinho como destilado.
O progressista destacou três projetos de lei apresentados por ele, pelo deputado federal Afonso Hamm (PP) e pelo senador Luiz Carlos Heinze (PP), todos tratando da reclassificação do vinho como alimento.
Outro ponto abordado foi a entrada de produtos estrangeiros, incluindo vinho contrabandeado, no mercado brasileiro, prejudicando a competitividade do vinho nacional. Pasin alertou para a necessidade de reclassificar o vinho como alimento ou complemento alimentar, a exemplo de países produtores.
Eduardo Piaia, diretor do Consevitis, destacou a criação da instituição em 2021 para representar produtores de uvas, cooperativas e indústrias, com foco em projetos como o Fundovitis. Em seguida, o diretor do Centro Empresarial, Marcelo Costa, abordou aspectos tributários do setor vinícola. Comparou a carga tributária brasileira (41%) com a de outros países produtores de vinho, destacando o possível impacto da Reforma Tributária. Costa alertou ainda sobre o risco de inclusão no imposto seletivo, prejudicando a indústria. Ele exemplificou a alta tributação em vendas interestaduais, enfatizando a necessidade de reduzir a carga para impulsionar o setor.
Ao final das manifestações, os parlamentares da Serra decidiram que as câmaras integrantes do Parlamento Regional encaminharão moções de apoio para votação em cada Casa Legislativa e que no intuito de somar esforços, esses documentos serão enviados conjuntamente à Assembleia Legislativa.
A próxima reunião do Parlamento Regional será realizada no dia 28 de setembro, na Câmara de Vereadores de Nova Prata, para debater a criação de uma Universidade Federal da Serra Gaúcha.
Leia mais:
Transporte Coletivo de Caxias adere a novas formas de pagamento
Samu de Caxias do Sul celebra 19 anos e destaca projetos futuros
Noite Italiana de Antônio Prado contabiliza 4,5 mil pessoas
O primeiro compromisso da nova corte da Festa da Uva 2024, de Caxias
Lizandra Mello Chinali é a nova rainha da Festa da Uva, de Caxias do Sul
Tags:
Tributação Parlamento Regional apoia projetos beneficiam setor vinícola reclassificação vinho alimento Flores da Cunha