Evento terá exposição de documentos relacionados ao tema, e exibição do documentário 'Aos olhos de Santa Bárbara'
redacao@serraempauta.com
10.07.2023 - 18h25min
A Secretaria da Cultura de Caxias do Sul realiza a roda de conversa "Diálogos entre arte, memória e história: 80 anos da explosão na fábrica de munições da Indústria Metalúrgica Gazola, Travi Ltda.", no dia 22 de julho, a partir das 19h, na sede do Arquivo. A entrada é gratuita.
O evento, que tem realização conjunta com o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, Museu da Indústria Metalúrgica Memorial Gazola e Tina Andrighetti, promoverá um diálogo sobre a memória da Indústria Metalúrgica Gazola, Travi Ltda., empresa caxiense declarada de interesse militar durante a Segunda Guerra Mundial, e que forneceu peças e elementos de munição para artilharia e infantaria atuando na recuperação de carregadores para projéteis e outros objetos de guerra e precisão para o Ministério da Guerra brasileiro.
Há quase 80 anos, no dia 22 de julho de 1943, uma violenta explosão, ainda com causa indeterminada, fez voar pelos ares o principal pavimento da fábrica, destruindo-o completamente. Muitos operários foram feridos. Mortes instantâneas de quatro operárias e posteriormente de outras três fizeram com que este episódio marcasse profundamente a história da cidade. Duas operárias sobreviventes carregaram o peso de sequelas do desastre por períodos diferentes de tempo, porém, igualmente dolorosas e marcantes em nossa memória.
Para a roda de conversa, sob mediação de Pâmela Cervelin Grassi, mestra em História e servidora do Arquivo Histórico Municipal, foram convidadas Maria de Fátima Valentini Canevese, diretora do Museu da Indústria Metalúrgica Memorial Gazola, que comemora 10 anos em 2023 e preserva parte do patrimônio documental remanescente da empresa, e Tina Andrighetti, autora e atriz do monólogo "Odila", baseado na história de uma das sobreviventes.
Os participantes poderão conferir, ainda, uma exposição de documentos originais relacionados à empresa que integram os fundos documentais das Unidades do Arquivo Histórico Municipal. Antes do bate papo, será exibido o documentário "Aos olhos de Santa Bárbara", que tem direção de André Costantin e mostra aspectos da tragédia por meio de depoimentos de familiares e amigos das vítimas e trabalhadores da época.
A roda de conversa ocorrerá na sede do Arquivo Histórico Municipal, na Avenida Júlio de Castilhos, 318, Bairro Nossa Senhora de Lourdes.
Leia mais:
CPI da Saúde aprova pedidos de documentos à Prefeitura de Caxias
Caxias do Sul deve implantar agendamento de consultas em UBSs
Hospedagem Solidária já distribuiu mais de mil refeições, em Caxias do Sul
Ministro Alexandre Padilha visita Marcopolo em Caxias do Sul
Boccati celebra o Dia Mundial do Rock com música e vinho
Tags:
Roda de conversa evento painel debate 80 anos explosão Metalúrgica Gazola Caxias do Sul