Hipótese de recorrer a empréstimo está descartada
redacao@serraempauta.com
23.11.2023 - 21h18min
O 13º salário dos servidores de Caxias do Sul será pago normalmente nos dias 30 de novembro (primeira parcela) e até 20 de dezembro (segunda parcela) com recursos próprios. A determinação foi dada nesta quinta-feira (23) pelo prefeito Adiló Didomenico (PSDB) após análise atualizada da situação financeira do Município.
A possibilidade de a prefeitura recorrer a empréstimo bancário para manter a integralidade do benefício em dia está totalmente descartada.
"Graças aos ajustes que realizamos, aos esforços de todas as secretarias para incrementar receitas e conter despesas sem prejuízo ao atendimento à população, vamos fechar o ano com equilíbrio", destaca o chefe do Executivo municipal.
Na terça (21), em nota, a administração municipal já havia garantido o pagamento do 13º salário, porém estava avaliando a possibilidade de recorrer a um empréstimo bancário, necessidade descartada nesta quinta.
Após a confirmação do pagamento do 13º, o Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv) disse que a pressão exercida pela categoria foi fundamental para reverter a decisão da administração municipal.
De acordo com a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, não havia justificativa para que o governo municipal tomasse empréstimo.
"As receitas aumentaram este ano, como é possível não terem previsto o pagamento do 13º dos servidores?", questiona.
Mobilização
O Sindiserv permanece mobilizada para a assembleia geral marcada para a próxima terça (28), às 18h30min, para garantir a reposição das perdas salariais.
"Além da inflação deste ano ainda tivemos um impacto nos salários devido ao aumento da alíquota de contribuição ao FAPS. Não é justo com a categoria que garante serviços fundamentais como educação, saúde, segurança e assistência", assinala.
Também na terça, às 10h, a diretoria do Sindiserv deverá se reunir com o Executivo municipal para debater as pautas da campanha salarial com ênfase para o pagamento das licenças-prêmio, o envio do projeto de lei que cria o fundo garantidor, o repasse do IPCA em janeiro de 2024 e a recuperação das perdas salariais.
Leia mais:
Escola do Bairro São Caetano, em Caxias, será ampliada em dezembro
Prédio desaba em Gramado após grande volume de chuvas
Minhas impressões sobre o RD Summit 2023, Fábio Langer, especialista em SEO e tráfego orgânico
Projeto quer instituir a Feira Cultural em São Pelegrino, em Caxias
Empresa caxiense de softwares de gestão apresenta nova marca
Tags:
Contas públicas pagamento 13º salário servidores recursos próprios Adiló Didomenico Caxias do Sul