Siga nossas redes sociais
Logotipo - Oposição alega conflito de interesses na nomeação do novo secretário de Parcerias de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Oposição alega conflito de interesses na nomeação do novo secretário de Parcerias de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Reações

Oposição alega conflito de interesses na nomeação do novo secretário de Parcerias de Caxias

Advogado Matheus Neres da Rocha trabalhou para administradora de shoppings. Governo nega e diz que empresa não trabalha com setor público

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

André Tajes/Serra em Pauta
Foto Principal - Notícia

O anúncio da substituição do titular da Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas, Maurício Batista (PSDB), pelo advogado Matheus Neres da Rocha, na manhã desta segunda-feira (27) movimentou o ambiente político caxiense. Lideranças contrárias ao modelo do plano de ocupação proposto pela administração municipal reagiram ao nome anunciado pelo prefeito Adiló Didomenico (PSDB).

Leia mais:
Prefeito de Caxias anuncia saída do secretário Maurício Batista

Em uma rede social, o novo secretário diz que é advogado na Multiplan Empreendimentos Imobiliários, uma das maiores empresas de shoppings do Brasil. No Rio Grande do Sul, é responsável pela administração dos shoppings Barr Shopping Sul, em Porto Alegre, e Park Shopping Canoas.

O ex-vice-prefeito de Caxias, Ricardo Fabris de Abreu, se manifestou sobre a mudança. Segundo ele, há um conflito de interesse ao nomear o novo secretário.

"Prefeito coloca como secretário encarregado do futuro da Maesa o advogado da Multiplan, ou seja, o interesse privado vai gerir o patrimônio público em nítido conflito de interesses. Quem de fato nomeou o novo secretário? Ordem de Porto Alegre?, questiona Fabris.

O também ex-vice-prefeito, Elói Frizzo (PSB), questiona a nomeação do advogado.

"Resumo do curriculum do novo secretário. Advogado de shopping. Ou seja: o prefeito coloca a raposa pra cuidar do galinheiro", diz Frizzo.

No Twitter, o deputado estadual Pepe Vargas (PT), também reagiu a nomeação do advogado e questiona se não se trata de um conflito de interesse.

"O prefeito de Caxias do Sul quer transformar a Maesa, área tombada pelo patrimônio histórico, numa espécie de shopping center. E anuncia um novo secretário para 'tocar o negócio'. Um advogado de empresa que atua no setor de shopping center. Não é conflito de interesse?", diz o petista.

Nos bastidores, algumas lideranças políticas cogitam a saída de Batista devido a insatisfação com possíveis mudanças no plano de ocupação após o período de consulta pública.

O atual secretário afirma que está deixando a administração municipal porque recebeu uma proposta profissional melhor, e indicou o nome do advogado Matheus Neres da Rocha para ocupar seu cargo. Os dois trabalharam juntos na Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas, em Porto Alegre. Batista lamentou o uso político em meio as discussões do plano de ações.

"Não caracteriza conflito de interesse. A Multiplan não tem nenhuma operação com o setor público ou participação em concessões. É uma irresponsabilidade fazer essa afirmação. Deveríamos discutir o projeto apresentado e as ações propostas. Lamento essas afirmações", disse Batista.

Leia mais:
Acqua Fest reúne 27 mil pessoas no final de semana em Caxias
Prefeito de Caxias anuncia saída do secretário Maurício Batista
OPINIÃO: Tudo Fácil, mas nem tanto
Em Caxias, mutirão realiza 970 agendamentos de mamografias
Operação Verão Rota do Sol registrou 66 ocorrências e duas mortes

Tags:

Reações oposição Pepe Vargas Elói Frizzo Ricardo Fabris de Abreu alega conflito de interesses nomeação secretário Parcerias de Caxias Matheus Neres da Rocha Caxias do Sul