Siga nossas redes sociais
Logotipo - Operação Verão Rota do Sol registrou 66 ocorrências e duas mortes | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Operação Verão Rota do Sol registrou 66 ocorrências e duas mortes | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Avaliação

Operação Verão Rota do Sol registrou 66 ocorrências e duas mortes

Na próxima edição, o trabalho deverá focar mais nas campanhas de prevenção de acidentes

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Solismar Kleger de Andrade/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) apresentou o balanço da 15ª edição da Operação Verão Rota do Sol realizada de 17 de dezembro de 2022 a 28 de fevereiro de 2023, na RS-453, distrito de Lajeado Grande, em São Francisco de Paula. O relatório do 5º Batalhão de Bombeiro Militar registrou 66 ocorrências, sendo 20 delas de ações preventivas. Foram 29 acidentes de trânsito e 15 pré-hospitalar contabilizados, 45 vítimas atendidas e duas mortes. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou 28 atendimentos e participou de outros 46 junto ao Corpo de Bombeiros. Os dados foram apresentados em coletiva de imprensa realizada na quinta-feira (23).

Já os tipos de acidentes classificaram-se em colisões e capotamentos, envolvendo carro, moto e caminhão. Durante toda a Operação, o Samu foi responsável pela assistência médica dos pacientes e pela regulação dos chamados de acidentes ocorridos em toda a Rota do Sol até a altura dos dois túneis, em Itati. De acordo com o quadro clínico do paciente, a equipe do Samu que atendia as ligações encaminhava ambulância, que poderia ser veículo de resgate dos Bombeiros, de suporte avançado do Samu (partindo de Caxias) ou de suporte básico do Samu (partindo de Caxias, São Francisco de Paula ou Terra de Areia). Se necessário, poderia ocorrer o traslado do paciente entre os veículos para agilizar o socorro e diminuir o tempo em que a estrada ficava descoberta.

Além dos principais atendimentos com sinistros de trânsito e pré-hospitalares, o efetivo do corpo de bombeiros militar atendeu ainda moradores e viajantes com serviços clínicos como aferição de pressão, de glicose, informações sobre rotas e orientações que auxiliam a comunidade em geral.

Na próxima edição, o trabalho deverá focar mais nas campanhas de prevenção, uma vez que, na avaliação dos organizadores, essas ações têm colaborado bastante para a redução de acidentes, a exemplo do que ocorre com a ação Pit Stop Rota do Sol, promovida pela CIC Caxias, e start da Operação Verão Rota do Sol. Outra ideia é entregar para a comunidade informações tabuladas de cada força de segurança envolvida e apresentação de suas experiências no período.

Leia mais:
Caxias inicia processo de regularização fundiária em área do Vila Leon
Denise Pessôa protocola projeto que aperfeiçoa lei do racismo
ÁUDIO Vereador Sandro Fantinel afirma que prefeito de Caxias vai ajudá-lo. Adiló nega
Bairro Sagrada Família, em Caxias, receberá nova rede pluvial
Vice-prefeita de Caxias participa de evento sobre cidades inteligentes em Taiwan

Tags:

Avaliação Operação Verão Rota do Sol registrou 66 ocorrências duas mortes Rota do Sol CIC Corpo de Bombeiros Samu Caxias do Sul