Siga nossas redes sociais
Logotipo - ONGs de Caxias tem interesse em assumir operação do castramóvel | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - ONGs de Caxias tem interesse em assumir operação do castramóvel | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Causa animal

ONGs de Caxias tem interesse em assumir operação do castramóvel

Secretaria do Meio Ambiente irá verificar com a PGM o formato para possível parceria

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Anderson Barros/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ronaldo Boniatti (PSDB) recebeu, na semana passada, representantes de ONGs de proteção animal. O objetivo do encontro foi de apresentar as protetoras os números de castrações realizadas em 2024 e início de 2025, em convênio com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), e falar sobre a utilização do castramóvel.

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Na ocasião, houve uma apresentação do trabalho do Departamento de Proteção Animal (DPA) da pasta. Entre os números apresentados, em 2024 foram realizados 211 resgates com recolhimento, sendo 169 cães e 42 gatos, e ocorreram 103 adoções. Também foram realizadas 5.516 castrações, sendo 478 feitos pela Unidade Móvel da UCS diretamente nos bairros.

Na ocasião, quatro ONGs demonstraram interesse em fazer convênio com o Município para a operação do castramóvel, veículo adquirido pela Prefeitura em 2023, por meio de emenda parlamentar e contrapartida do Município. São elas: SRD, Instituto Patinhas, Ong Vida e GAP. O veículo está há dois anos sem funcionamento.

Boniatti se encarregou de marcar uma reunião com a Procuradoria-Geral do Município para verificar o formato desta parceria.

Além das ONGs que participaram da reunião, o Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) também demonstrou interesse na operação do castramóvel.

Segundo o vereador Rafael Bueno (PDT), que intermediou a emenda com o deputado federal Giovani Cherini (PL), a Fundação da Universidade de Caxias do Sul (Fucs) iria assumir o serviço, mas isso acabou não se concretizando por entraves burocráticos.

Fabricado por uma empresa do Paraná, o Castramóvel conta com uma clínica que permite a acomodação do animal antes e após o procedimento, além de uma sala cirúrgica.

Leia mais:
Caxias do Sul Basquete perde para o Franca no interior de SP
Sala de Costura inicia a confecção de kits de maternidade em Caxias
Cresce número de mulheres cooperadas na Nova Aliança
Simecs abre inscrições para curso de Robótica e Protótipos Mecatrônicos
SIM Rede lança novo posicionamento e reforça compromisso com clientes

Tags:

Geral causa animal ONGs Caxias do Sul interesse assumir operação castramóvel