Sandro Junqueira, diretor da instituição, justificou que atraso ocorre em razão da demora na entrega dos materiais de construção
redacao@serraempauta.com
28.04.2022 - 17h33min
A ampliação do Hospital Geral deverá ser concluída em outubro. O cronograma das obras indica que o prédio de sete andares está na seguinte situação. O segundo piso, onde estão as UTIs, será entregue em julho, o terceiro e quarto piso, até setembro, e os demais até outubro. Em junho do ano passado, quando o então governador Eduardo Leite (PSDB), anunciou o investimento de R$ 15 milhões para a conclusão das obras, o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs), José Quadros dos Santos, afirmou que a expectativa era concluir a ampliação até o primeiro trimestre deste ano.
Na tarde desta quinta-feira (28), o vereador Rafael Bueno (PDT), que além de presidir a Comissão de Saúde do Legislativo comanda a Frente Parlamentar Em Defesa do Término das Obras de Ampliação do HG, visitou o HG na companhia dos colegas Tatiane Frizzo (PSDB), Renato Oliveira (PCdoB), Olmir Cadore (PSDB), Elisandro Fiuza (Republicanos), José Dambrós (PSB), Rose Frigeri (PT), Maurício Scalco (Novo) e Sandro Fantinel (Patriota). Os parlamentares constataram que o andamento está lento, distante do que era previsto inicialmente.
O diretor do HG, Sandro Junqueira, também recepcionou a secretária municipal da Saúde, Daniela Meneguzzi, e a titular da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde, Cláudia Daniel. Ele justificou que o atraso se deve à dificuldade de logística em razão da aquisição e entrega dos materiais de construção.
A reforma no HG trará mais 118 leitos para a população de 49 municípios da Serra, e vai ampliar a capacidade de atendimento em 62%.
Para Bueno, a visita dos vereadores foi importante, justamente porque uma das funções do mandato é fiscalizar. Por isso, a transparência é fundamental.
"Cada vereador, cada bancada vem dando a sua contribuição, já que as emendas parlamentares conquistadas em Brasília mostram isso. Queremos, como comunidade, ver essa obra pronta e os 118 leitos funcionando a pleno", destacou.
Após a explanação do diretor, os vereadores visitaram as obras.
Obra
O projeto de ampliação do HG foi iniciado em 2014, mas ficou paralisado de janeiro de 2017 a agosto de 2020, por falta de verbas. A ampliação vai expandir a capacidade, passando dos atuais 237 para 355 leitos (sendo 275 de internação e 80 de UTIs adulto, pediátrica e neonatal). Os 118 novos leitos são divididos em 87 novas vagas de internação e 31 de UTIs.
Leia também:
Nova gestão da ARI Serra Gaúcha toma posse na próxima terça-feira
Dnit confirma a reestruturação da ponte do Rio das Antas
Vereadores reivindicam melhorias nos itinerários do transporte coletivo de Caxias
Felipe Gremelmaier cobra do governo municipal maior divulgação das Surdolimpíadas
Câmara Vai aos Bairros será retomado nesta quinta-feira na região do Esplanada
Tags:
Geral Hospital Geral obra de ampliação atraso conclusão previsão entrega outubro região visita vereadores Caxias do Sul