Asfaltamento de vias, escola de educação infantil e ambulância estão entre as principais reivindicações dos moradores
redacao@serraempauta.com
08.10.2023 - 11h47min
Cerca de 100 moradores de Fazenda Souza apresentaram reivindicações ao prefeito Adiló Didomenico (PSDB) e secretários municipais na quarta reunião do programa Fala, Caxias! + Cidade, + Participação, realizada neste sábado (7) no salão paroquial. Uma das principais demandas está perto de ser solucionada. O asfaltamento da Estrada Patrício Pasquali, que liga o distrito a Vila Seca, será retomado até o final de outubro.
No começo do encontro, Adiló atualizou a situação da Estrada Patrício Pasquali. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos acertou com a empreiteira a retomada dos trabalhos até o final de outubro. Faltam cerca de 25% da obra, incluindo 800 metros de asfalto, instalação de células de drenagem e sinalização.
"A retomada será a partir de Fazenda Souza, onde há moradias", destacou o prefeito. A paralisação aconteceu em função da disparada do preço dos insumos e de apontamentos técnicos que determinaram que parte do asfalto fosse refeita.
O subprefeito Antônio Roque Thomé elencou o asfaltamento da Rua João Scopel, ampliação do atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) e ambulância como principais demandas da comunidade.
A João Scopel também foi apontada como prioridade pelos moradores Diana Pimentel e Neuri Bassegio. Diana defendeu ainda o asfaltamento da Avenida Dante Marcucci, principal via da sede do distrito, prioridade endossada por Ari César Borelli - que relatou ainda os problemas dos lixões clandestinos e dos serviços dos Correios.
A pavimentação de ruas e estradas figura na lista de demandas apresentada por Lisana Maciel, que solicitou ainda um serviço de convivência e criação de vínculos para crianças e adolescentes, escola de turno integral, ginásio de esportes em pelo menos uma escola e ampliação dos serviços da Estratégia Saúde da Família e da Primeira Infância Melhor.
"Nosso maior problema são as estradas", disse Gilberto Dorigatti, morador do Carapiaí, que também defendeu ampliação do atendimento na UBS e ambulância.
Já Joacir Palandi solicitou mais horas de trabalho para reparar as estradas em função das chuvas.
"O senhor conseguiu comprar as máquinas, mas o tempo não está ajudando", justificou.
Representante do distrito, o vereador Sandro Fantinel citou a escola de educação infantil, cascalho, melhorias do transporte público e manifestou a preocupação com o acesso ao futuro aeroporto em Vila Oliva, que exigirá do Governo do Estado a construção de um desvio para evitar que o trânsito atravesse a sede de Fazenda Souza.
O secretário de Educação, Edson da Rosa, explicou que a nova escola já está na central de licitações. O secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, informou que a linha de ônibus de Ana Rech será estendida, aos domingos, até Fazenda Souza, salientando que a ideia surgiu em reuniões com moradores.
Já o vereador Clóvis de Oliveira, o Xuxa, destacou o esforço permanente pela melhoria das condições da Rota do Sol - o vereador preside uma comissão sobre o tema, que compete ao Estado.
A quinta reunião do Fala, Caxias! será na próxima terça-feira (10), no Colégio Santa Catarina, às 19h.
Leia mais:
Caxias do Sul assina decreto de autolicenciamento de atividades
Prefeitura de Caxias pede aval da Câmara para transferir 11 imóveis
Dias das Crianças deverá ter expansão de compras de 12,7% em Caxias
Denise Pessôa defende Universidade Federal no Parlamento Regional
Projeto de robótica de Caxias do Sul recebe aporte de R$ 235 mil
Tags:
Fazenda Souza obra Estrada Patrício Pasquali interior Caxias do Sul, retomada Fala, Caxias reivindicações