Samae vai implantar rede de macrodrenagem na Avenida Perimetral Bruno Segalla orçada em R$ 7,7 milhões
redacao@serraempauta.com
04.10.2023 - 09h51min
Uma obra que irá beneficiar cerca de 30 mil pessoas está prestes a sair do papel. A abertura da concorrência para implantar uma rede de macrodrenagem na Avenida Perimetral Bruno Segalla foi anunciada nesta terça-feira (3), durante a segunda edição do Fala, Caxias! + Cidade, + Participação. O evento reuniu mais de 100 moradores dos bairros São Leopoldo, Salgado Filho, Santa Corona, Conquista, Santos Dumont, Vale Vêneto e Vila Libertá no Centro Comunitário do Loteamento Kahler, o anfitrião do encontro.
A rede de macrodrenagem terá 615 metros de extensão e irá atender a uma bacia de 370 hectares, beneficiando moradores dos bairros São Leopoldo, Centro, Panazzolo, Exposição, Rio Branco, Kaiser, Salgado Filho e São Pelegrino.
A concorrência foi publicada nesta terça pelo Samae, e a abertura dos envelopes está marcada para dia 6 de novembro. Orçada em R$ 7,7 milhões, a obra visa solucionar o problema dos alagamentos. A partir do começo dos trabalhos, o prazo previsto de execução é de 360 dias, explicou o diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti.
O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) e secretários ouviram as principais demandas da região para definir prioridades da administração para os próximos meses.
Reivindicações da comunidade
Entre dezenas de demandas apontadas pela comunidade estão a pavimentação e a recuperação de ruas, outras obras de drenagem, contenção de desmoronamentos, congestionamentos, iluminação e poluição sonora. Os secretários responderam a cada manifestação ao microfone, enquanto as reivindicações feitas por escrito serão encaminhadas ao setor responsável.
"Não podemos fazer tudo. Vamos definir prioridades. Todos vocês, que saíram de casa, merecem no mínimo uma resposta, uma explicação", afirmou Adiló.
"É muito bom a gente estar aqui e poder falar com o prefeito, com os secretários, das necessidades que a gente precisa", destacou a moradora do Loteamento Conquista Valdeci Oliveira Lima.
O morador Olir Gallina reclamou dos congestionamentos na Avenida São Leopoldo. O secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, destacou que está sendo encaminhada a contratação de projeto executivo para abertura de uma via paralela, o que permitirá implantar um binário.
A presidente do Conquista, Viviane Ribeiro, agradeceu pela regularização do loteamento, aguardada há 27 anos, e reivindicou a pavimentação da Rua Margarida Turela Bonatto. Na mesma linha, Ana Zorzo reclamou das condições da Rua Antônio Longo, além de relatar as dificuldades de transporte do filho cadeirante.
O presidente do Círculo de Pais e Mestres da Escola Governador Roberto Silveira, Marcos Costa, solicitou a construção de um ginásio para a prática de educação física. O secretário de Educação, Edson da Rosa, assegurou que o colégio, que tem quase 500 alunos, é prioridade, e ressaltou que é preciso primeiro equacionar problemas remanescentes da reforma feita na escola.
Já Ítalo de Silvestro relatou problemas decorrentes da chuva na Rua Nadal Bonadel.
"Uma velha conhecida nossa", reconheceu o diretor-geral da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Jorge Catusso. A retomada dos trabalhos no local, explicou, depende de dias de tempo firme, em função da topografia.
A terceira reunião do Fala, Caxias! será nesta quinta (5), no salão da Igreja Santa Clara (Avenida Senador Alberto Pasqualini, 758), no Bairro Mariland.
Leia mais:
Senado aprova pensão especial para filhos de vítimas de feminicídio
Samae de Caxias discute a universalização do saneamento na Semana da Água
Governo propõe reajuste no vale-refeição e antecipação do 13° salário
Marca de Caxias apresentará mais de 1 mil produtos em São Paulo
Recanto da Compaixão, em Caxias, inaugura parcialmente dia 29 de novembro
Tags:
Investimento Samae Fala Caxias obra contra alagamentos rede de macrodrenagem Avenida Perimetral Bruno Segalla beneficiar 30 mil pessoas Caxias do Sul