Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - O último final de semana dos candidatos a prefeito de Caxias antes da eleição | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - O último final de semana dos candidatos a prefeito de Caxias antes da eleição | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Eleições 2020

O último final de semana dos candidatos a prefeito de Caxias antes da eleição

Serra em Pauta acompanhou as agendas dos 11 concorrentes à prefeitura

Colunista - André Tajes

André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com
08.11.2020 - 21h10min

André Tajes
Foto Principal - Notícia

A campanha dos candidatos à prefeitura de Caxias do Sul ganhou visibilidade no último final de semana antes da votação do próximo domingo, dia 15 de novembro, data do primeiro turno da eleição. Os candidatos fizeram caminhadas, distribuíram santinhos, conversaram com os eleitores, participaram de agendas com candidatos a vereador e de carreatas pela cidade. O Serra em Pauta acompanhou as atividades dos 11 candidatos a prefeito neste sábado (7) e domingo (8), totalizando 11h30min de observação das agendas.

banner-cetec-serraempauta.png

Na manhã de sábado, a reportagem conversou com Pepe Vargas (PT), Antonio Feldmann (Podemos) e Júlio Freitas (Republicanos), na Praça Dante Alighieri. O petista conversou com eleitores e simpatizantes na Rua Doutor Montaury esquina com a Avenida Júlio de Castilhos. O candidato a vice, Cláudio Libardi (PCdoB), também participou da atividade.

Segundo Pepe, a campanha atingiu uma adesão forte nos bairros e teve um crescimento no meio rural. Os últimos dias servirão para fortalecer o envolvimento com os eleitores.

- Apresentamos todas as nossas propostas na TV e nas redes sociais e agora vamos focar nas prioridades para a população. Vamos intensificar nossas atividades no período até o dia da votação – disse Pepe.

Feldmann apostou em circular pela Dante e abordava as pessoas que caminhavam pelo local. Ele destacou a união dos candidatos a vereador que permanecem fazendo campanha e pedindo voto para sua candidatura. Também comentou sobre o descrédito dos eleitores com a política. Feldmann conta que com conversa têm conseguido mudar a opinião dos eleitores.

- As pessoas não demonstram em quem vão votar. Pode ter uma surpresa nas urnas. Há um ambiente silencioso. Pode dar qualquer candidato no segundo turno. Ninguém está fora, não tem favorito – ressaltou o candidato do Podemos.

O candidato Júlio Freitas (Republicanos) organizou uma caminhada que saiu da Dante pela Avenida Júlio de Castilhos em direção a São Pelegrino, e retornou pelas ruas Feijó Junior e Sinimbu. Na chegada a Dante, a militância fez um bandeiraço. Freitas teve a companhia do candidato a vice, Chico Guerra (Republicanos) e da ex-primeira dama Andréia Marchetto Guerra. O ex-prefeito Daniel Guerra (Republicanos) não participou da atividade.

Freitas ressaltou que sua candidatura é a única com propostas como redução de 50% dos cargos em comissão (CCs), que defende a quebra do monopólio da Visate e a redução de 23 para 15 vereadores.

- Nossa candidatura não teve rejeição e recebemos o carinho das pessoas. A rejeição que teve foi ao processo de impeachment do prefeito Daniel Guerra – disse o candidato do Republicanos.

No sábado à tarde, a reportagem acompanhou o início da carreata do candidato Adiló Didomenico (PSDB), no Bairro Pioneiro. O tucano ressaltou o crescimento espontâneo da sua campanha no dia a dia. A candidata a vice Paula Ioris participou da agenda.

- Essa carreata me emociona por que demonstra o apoio de voluntários de todos os cantos da cidade. Acredito que estamos no caminho certo. Nesta última semana vamos fazer muita visita e caminhada – disse Adiló, emocionado.

Segundo o candidato do PSDB, o maior temor de sua candidatura era o voto branco e nulo, mas nos últimos dias, as pessoas têm demonstrado interesse pela eleição. A carreata do tucano terminou na Dante.

Também no sábado à tarde, o candidato a prefeito Edson Néspolo (PDT) percorreu as principais ruas do Bairro Fátima. Ele estava acompanhado do candidato a vice Edson da Rosa (PP) e de apoiadores. Néspolo ressaltou a garra da militância e a acolhida da população a sua candidatura.

- Temos priorizado nos últimos dias os bairros mais populosos e a aceitação está maravilhosa. Estou muito feliz por que mesmo com 11 candidatos estamos chegando com uma condição muito boa para disputar uma vaga para o segundo turno.

A campanha de Néspolo seguirá visitando os bairros mais populosos na última semana de campanha.

Já os candidatos a prefeito Marcelo Slaviero e a vice Cesar Bernardo, ambos do Novo, participaram de um adevisaço em formato drive-thru de um candidato a vereador no bairro Nossa Senhora de Lourdes. Slaviero considera a estratégia adotada pela campanha um “sucesso”, mesmo com o pouco tempo de tv, as dificuldades da pandemia e o pequeno número de vereadores – 10, do partido.

- A gente sabia de todos esses riscos. É uma aventura do Novo, a gente também está aprendendo com esse processo. A gente chega com muitas chances e vê um crescimento da campanha na rua nesta reta final, mas não vamos fazer qualquer coisa para ganhar a eleição - ressalta.

Segundo Slaviero, a campanha vai continuar com a mesma estratégia mostrando que o partido não usa recurso público, que seleciona seu candidatos e que não tem filiado com ficha suja.

O candidato a prefeito Vinicius Ribeiro (DEM), também optou por uma carreata no sábado (8), à tarde, que percorreu ruas da Zona Norte e terminou na Praça Dante. O candidato a vice Kiko Girardi (PSD) participou da atividade. Vinicius disse que está contente com o crescimento da candidatura e alfinetou as candidaturas de Edson Néspolo (PDT) e Carlos Búrigo (MDB).

- Nossa caminhada tem um crescimento silencioso. Entendemos que essa campanha não será decidida na rua, mas dentro de casa. Sempre falamos o que era possível fazer e última semana vamos continuar dizendo a verdade. Estou preparado para chegar no segundo turno. Não fizemos campanha vendendo jantares de R$ 500 e R$ 1000, o ingresso. Nossos adversários fazem campanhas milionárias e nossa campanha é de voluntários – provocou Vinicius.

No sábado, o candidato Carlos Búrigo (MDB) percorreu os bairros São Pelegrino, Planalto, 1º de Maio, Pioneiro, Pôr do Sol e Fátima acompanhado do candidato a vice Elói Frizzo. Búrigo chegou na Praça Dante no final da tarde para um bandeiraço com a presença de candidatos a vereador e de militantes. Búrigo ressaltou que a campanha optou por ser propositiva e não atacar os adversários.

- Vamos conversar com o maior número de pessoas nas ruas e colocar nossas propostas na tevê. O período eleitoral é muito fértil para dizer o que as pessoas querem ouvir. Vamos ter muito diálogo com a sociedade.

Na tarde deste domingo (8), a reportagem conversou com os candidatos Nelson D’Arrigo (Patriota), Renato Nunes (PL) e Renato Toigo (PSL). D’Arrigo participou de um evento na igreja evangélica Novo Amanhã acompanhado da candidata a vice Andréia Garbin (Patriota). Ele ressaltou que os apoios recebidos durante a campanha aumentaram a responsabilidade e o comprometimento com a população.

- Vamos continuar divulgando nossas ideias. Vamos abrir as portas da prefeitura como nunca fizeram antes. Vamos ter muito diálogo e trabalhar bem os recursos do povo de Caxias do Sul.

Antes do início da carreata com candidatos a vereadores e apoiadores, Nunes comentou sobre a estratégia adotada pela candidatura como a utilização das redes sociais devido aos cuidados com a pandemia do coronavírus. Segundo ele, a intenção é manter a atuação na internet e multiplicar o número de votos para chegar no segundo turno. A carreata contou também com a presença da candidata a vice Priscila Vilasboa (PL).

- Nossa campanha foi singela e estamos gastando o menos possível. Temos evitado o contato direto com as pessoas. 80% da nossa campanha é pela internet. A cada dia temos recebido mais apoio. Vamos fazer a multiplicação dos votos que já temos. Se cada apoiador conseguir entre cinco e 10 votos estaremos no segundo turno.

Já o candidato Renato Toigo (PSL) escolheu a Praça Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Fátima, para fazer campanha na tarde deste domingo. Ele estava acompanhado de candidatos a vereador. Segundo ele, a coordenação de campanha tem investido nas visitas aos bairros e está crescendo a cada dia. Na última semana, o objetivo é intensificar a aproximação da candidatura com o presidente Jair Bolsonaro.

- Temos sido bem recebidos e vamos chegar no segundo turno. Sou um candidato pé no chão e temos ideias inteligentes para Caxias. Estamos esperando um vídeo de apoio do presidente Bolsonaro e vamos incomodar – diz Toigo.

Tags:

Eleições 2020 agenda candidatos prefeito Caxias do Sul

Galeria