Siga nossas redes sociais
Logotipo - \
Logotipo - \
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Executivo

"O Adiló quer resultado", diz nova diretora-presidente da Codeca, de Caxias

Helen Machado tem a missão de recuperar as finanças da empresa

Colunista - André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com

Juliane Ribas/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A nova diretota-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), Helen Machado (PSDB), tomou posse na manhã desta segunda-feira (18). Ela assumiu a presidência no lugar de Nestor Basso, que esteve no comando da companhia no governo de transição do prefeito Flávio Cassina (PTB).

A executiva é apontada como a principal responsável pela recuperação econômica da Companhia Carris Porto-Alegrense, que reduziu o déficit milionário em dois anos de gestão. Na Codeca, a missão de Helen é consolidar a recuperação econômica da empresa.

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), que já presidiu a Codeca, reafirmou a aposta no nome da executiva para alavancar o crescimento e a austeridade financeira da empresa.

Filiada ao PSDB, Helen concorreu a uma cadeira na Câmara Municipal de Porto Alegre, conquistou 2.366 votos e é a segunda suplente do partido.

Na quinta-feira (14), a executiva concedeu uma entrevista ao Serra em Pauta. Confira os principais trechos.

Primeira impressão
"É pouco tempo para fazer uma avaliação. Procuro ser muito cuidadosa e prefiro estar muito bem apropriada da situação. A gente tem um grande desafio por que afinal precisa encontrar uma forma de rentabilizar a empresa. Dentro de uma estrutura pública não é muito fácil por que não tem como prospectar uma receita. A forma de fazer isso é olhando para dentro e vendo as oportunidades através da redução de custos, de melhorias de processos e das pessoas. A partir de segunda quero fazer um diagnóstico bem mais clínico e conhecer as pessoas que fazem parte do quadro. Nos próximos dias vou ter uma avaliação mais significativa."

Demissão de funcionários
"Falar em demissão é muito prematuro. Às vezes a gente acha que revolve um problema demitindo pessoas e cria novos problemas. Qualquer gestor que entra em uma estrutura sem ter o mínimo de conhecimento de como ela funciona e toma uma decisão como essa (demissão) está sendo irresponsável."

Forma de trabalho
"Minha forma de trabalhar está estruturada em quatro visões: olhar as pessoas, olhar os processos, olhar como funciona a operação e olhar o financeiro. Eu falo o financeiro por último por que é uma conseqüência de toda a estrutura. Na Carris, muitos fatores ocasionaram o déficit de R$ 74 milhões. A ideia é olhar para dentro da estrutura e enxergar onde estão as oportunidades para buscar uma redução (de custos) e trabalhar com a eficiência."

Pedido do Adiló
"O objetivo do Adiló é o mesmo de qualquer gestor público. Ele quer que a gente resgate a Codeca para patamares de quando ele foi gestor desta empresa. Ele tem um carinho e um cuidado muito grande com a empresa. O Adiló quer resultado."

Eleição
"Eu sou movida por desafios. Eu aceitei (o convite para concorrer a vereadora) e lancei a minha candidatura 60 dias antes da eleição. Não imaginava fazer tantos votos. Fui a sexta vereadora mais votada do PSDB acima de muitos candidatos com mais tempo de casa. O resultado disso foi questão de credibilidade. Foi uma experiência interessante."

Vaga da Câmara
"Cada passo no seu momento. Não gosto de contar com aquilo que não existe. Gosto de estar focada naquilo que existe. Hoje, aquilo que existe é um projeto que se chama Codeca. Sou a segunda (suplente). Tem o primeiro (suplente) ainda. Tem que ter dois que saiam e assumam algum cargo. Neste momento, talvez seja muito precoce falar sobre isso."

Tags:

Executivo Prefeitura posse diretora-presidente Codeca Helen Machado Adiló Didomenico Caxias do Sul