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Homologado

Novo procedimento de pouso amplia operações no Hugo Cantergiani, em Caxias

Medida entrou em vigor nesta quinta-feira 

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
13.06.2024 - 17h33min

Rodrigo Rossi/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, recebeu nesta quinta-feira (13) autorização para operar com o procedimento de pouso RNP AR 15. O novo procedimento abre possibilidades de um ganho operacional de 50% a 70% da possibilidade de pouso de aeronaves em condições atmosféricas desfavoráveis.

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A previsão da administração aeroportuária é de que o percentual de voos cancelados ou alterados para outros terminais seja inferior aos 10%. A homologação do novo sistema foi realizada pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da Força Aérea Brasileira na tarde desta quarta (12).

O procedimento RNP AR 15 é um sistema referenciado por satélite que permite ao piloto do avião a tomada de decisão sobre o pouso com mais proximidade da cabeceira da pista, ou seja, com padrões mínimos de teto e visibilidade.

Até esta quarta, o Hugo Cantergiani possuía a homologação do procedimento RNP AR 30, no qual o comandante deveria enxergar a pista a uma altitude mínima de 103 metros e distância mínima de 1.685 metros do início do pavimento. O RNP AR 15 reduziu estas métricas para uma altura de 75 metros e uma distância de 1.314 metros.

Para operar o novo procedimento, ambos, aeronave e tripulação, devem estar habilitados para tal. O Aeroporto Hugo Cantergiani ainda contará, nas próximas semanas, com novos equipamentos para o auxílio ao pouso, como o Precision Approach Path Indicator (PAPI).

Para efeito de comparação, em maio, dos 140 voos comerciais previstos, 32 não pousaram devido às condições meteorológicas, um percentual de 23%. Em abril, de 108 voos previstos, 20 não tocaram o solo, com percentual de 18%.

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