Prefeitura abrirá o local das qualificações na segunda quinzena de janeiro de 2025
redacao@serraempauta.com.br
17.12.2024 - 12h55min
O Centro de Capacitação e Comércio (CCC), o novo camelódromo, ainda não tem data para iniciar a venda de produtos no local. Entretanto, o local das qualificações vai iniciar na segunda quinzena de janeiro de 2025.
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), visitou o local, na tarde desta segunda-feira (16). Ele estava acompanhado da vice-prefeita Paula Ioris (PSDB), do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Jorge Catusso e do Procurador da República do Ministério Público Federal em Caxias, Fabiano de Moraes.
O antigo Caxias Plaza, alugado pela administração municipal, abrigará os ambulantes que atualmente ocupam as calçadas das ruas Dr. Montaury e Marechal Floriano. O espaço contará ainda com o Banco do Vestuário, salas para seleção de alunos e também ofertará cursos profissionalizantes do programa Capacita Caxias, gratuitamente.
No imóvel o setor comercial, que corresponde a 43% do espaço físico, tem capacidade para 77 bancas de 4m² cada uma, e será pago pelos próprios ocupantes. Os outros 57% do espaço serão destinados às salas de palestras e capacitações gratuitas pelo Capacita Caxias e também para o Banco do Vestuário. Esses espaços de capacitação e qualificação profissional serão mantidos pelo Município, cujo objetivo é o preenchimento das mais de 4 mil vagas disponíveis no mercado de trabalho.
Após o início de funcionamento do Centro de Capacitação e Comércio, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação gerenciará o espaço e a Secretaria do Urbanismo terá o papel de fiscalizadora, para impedir que novos pontos de comércio ambulante sejam formados nos passeios públicos da região.
Segundo Catusso, a administração Adiló entregará um grande centro de oportunidades aos empreendedores MEIs, hoje vendedores ambulantes que ocupam as calçadas da cidade.
"O MPF acompanha esse trabalho junto aos ambulantes, entretanto não há data ainda para o início do comércio. Já a parte superior do empreendimento que abriga as capacitações entrará em funcionamento na segunda quinzena de janeiro de 2025 em sua plenitude. Neste espaço serão capacitados em torno de 8 mil trabalhadores nos próximos quatro anos para atender a demanda do mercado de trabalho de nosso Município", explica o titular da pasta.
Os comerciantes já estão sendo regularizados, por meio de uma parceria da pasta com o Sebrae, como Microempreendedores Individuais (MEIs). Os ocupantes serão microempreendedores e, os que não são, passarão pelo processo de formalização e por capacitações.
O pagamento integral do condomínio será subsidiado pela Prefeitura durante o primeiro ano do Centro. Durante o segundo ano, o comerciante pagará 33% do valor do condomínio; no terceiro, 66%; e no quarto ano, o pagamento será integral.
Leia mais:
Sindiserv de Caxias questiona redução em licenças-prêmio do servidor
Parreira da Câmara pode se tornar patrimônio imaterial de Caxias do Sul
Concluído o restauro do Museu Casa de Pedra, de Farroupilha
Câmara de Vereadores de Caxias aprova orçamento de R$ 3,7 bilhões para 2025
Educação como base do crescimento: 25 anos de FSG
Tags:
Geral Centro de Capacitação e Comércio CCC camelódromo Caxias do Sul data iniciar venda produtos