Prefeitura assinou convênio para Parque dos Presépios, e recebeu solicitações sobre regularização fundiária, estradas e escolas
redacao@serraempauta.com
25.10.2023 - 10h19min
Mais de 150 moradores de Ana Rech e região participaram da reunião desta terça-feira (24) do Fala, Caxias! + Cidade, + Participação, realizada no Teatro do Colégio Murialdo. O encontro foi marcado pela cedência da área do Parque dos Presépios para a comunidade, o início do funcionamento da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) em cerca de dois meses e o anúncio da ampliação da Escola Armindo Turra. Regularização fundiária, asfaltamento de estradas e melhorias em escolas estão as principais prioridades apresentadas pela população à administração.
Na abertura do encontro, o presidente da Sociedade Amigos de Ana Rech (Samar), Edson Tomiello, assinou a solicitação de convênio para receber uma área de 7 mil metros quadrados e uma casa de 220 metros quadrados. Uma das atrações deste local será o tradicional Presépio de Rolhas, que estava na Festa da Uva.
"A área está sendo escriturada em favor do Município para ser cedida à Samar. O lugar do presépio é aqui", destacou o prefeito de Caxias, Adiló Didomenico (PSDB).
O presidente da Samar agradeceu conquistas obtidas nesta gestão, como a nova sede, depois de 74 anos, e a devolução à comunidade do Presépio de Rolhas. E anunciou investimentos na Vila dos Presépios, resgatando uma tradição e atração turística da comunidade.
Tomiello também solicitou, entre outras demandas, o alargamento e asfaltamento da Rua João Andreolo; escola infantil; a revitalização da Avenida Rio Branco, que está em projeto; construção de uma avenida planejada controlando o Colégio Murialdo; tratamento de efluentes e fiscalização de arroios.
Nova UBS está quase pronta
A construção da nova UBS de Ana Rech ficará pronta em dezembro, o que permitirá já começar 2024 com o atendimento dos cerca de 4 mil usuários em novo endereço. A nova UBS está sendo erguida na modalidade conhecida como "build to suit", na qual o vencedor do chamamento público constrói imóvel de acordo com a demanda do Município que irá alugá-lo. Isso reduz gastos e permite foco integral na saúde. São 300m² de área construída, com farmácia, salas de vacinas, coleta de exames, curativo e observação, consultórios odontológico, ginecológico, clínicos e de pediatria. A unidade já está inserida no Agenda + UBS, com marcação de consultas por telefone.
Escola será ampliada
Em resposta a uma demanda dos moradores da Parada Cristal, o secretário de Educação, Edson da Rosa, a Escola de Ensino Fundamental Armindo Turra será ampliada por meio de uma construção modular. A obra vai começar ainda este ano.
Moradores da localidade e a diretora da Escola Afonso Secco, Ângela Honoratto, descreveram a situação em que o colégio funciona em prédio locado desde 2005, sem espaço adequado, ginásio nem quadra de esportes. Edson respondeu que a estrutura atual deverá ser ampliada, com recursos de uma emenda parlamentar e complementação pela Prefeitura.
Regularização Fundiária
A regularização fundiária lidera a lista de prioridades de vários loteamentos situados na região de Ana Rech. A presidente do Ballardin, Bruna Bonfante, solicitou mais rapidez no processo, que está em andamento dentro do Programa Esse Terreno é Meu, por ser um passo fundamental para permitir o atendimento a demandas como pavimentação e transporte escolar.
O tema também foi lembrado nas manifestações de Otacílio Rosa, de Parada Cristal; Márcia da Rosa, do Condomínio Santa Helena; Janete Bampi, do Loteamento Santa Rita II, e Joelma Bernardes, do Loteamento Ballardin.
Na região de Ana Rech, estão em processo de regularização os loteamentos Parque dos Pinhais, Parada Cristal, Recanto das Cascatas, Casagrande, Sartori, Ballardin, Dr Sócrates e Solar das Videiras.
Ruas e estradas
O presidente do Santa Bárbara, Ivo Miotto, defendeu o asfaltamento das estradas Olimpio Miotto, que liga à BR-116, e da ligação até São Gotardo. Adiló destacou que o projeto está em elaboração e que já autorizou a ligação com a 116. Miotto também solicitou iluminação da Rua João Andreolo.
Transportadora de água, Rosane Tresbach reclamou da condição da continuação da Avenida Rio Branco, em direção à barragem do Faxinal, que é muito estreita para a passagem do caminhão.
Já Cristine Carvalho lembrou que o Travessão Porto, em que liga Parada Cristal a Flores da Cunha, espera pelo asfalto há mais de 20 anos. Em parte desse trecho houve entrave jurídico, já superado. Assim, essa via será incluída no próximo pacote de financiamentos.
O subprefeito de Ana Rech, José Evaney Laurindo, o Chico, disse que o excesso de chuvas têm impedido a manutenção dos mais de 200 quilômetros de estrada de chão da região.
A próxima reunião será nesta quinta (26), às 19h, no salão paroquial Capuchinhos, na Rua General Sampaio, 189, no Rio Branco. O encontro reunirá moradores dos bairros Cinquentenário, Floresta, Medianeira, Marechal Floriano, São Pelegrino e Rio Branco.
Leia mais:
Fiação em desuso será retirada do Parque da Festa da Uva, em Caxias
Fenavindima, de Flores, apresentará vestimentas da rainha e princesas
Bento recebe apresentação gratuita do Tholl no dia 31 de outubro
Câmara de Caxias convocará diretora do Hospital Virvi Ramos
CPRO/Serra transfere estrutura administrativa para o Villagio Caxias
Tags:
Fala, Caxias! Prefeitura de Caxias do Sul nova UBS Ana Rech Caxias do Sul ficará pronta dezembro Presépio de Rolhas Parque dos Presépios