Siga nossas redes sociais
Logotipo - Nova temporada da série sobre a música serrana inicia nesta sexta | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Nova temporada da série sobre a música serrana inicia nesta sexta | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Causos e Gaitas

Nova temporada da série sobre a música serrana inicia nesta sexta

Projeto concebido pelo acordeonista Rafael De Boni registra histórias de nomes da música da Serra

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Antonio Valiente/Divulgação
Foto Principal - Notícia

De Boni recupera a trajetória do músico Edwino Menegat, fundador da Banda Itamone.

Os personagens e as histórias da música serrana ganham novos relatos na estreia da quinta temporada da série Causos e Gaitas, que começa a ser exibida nesta sexta-feira (15), às 20h, no canal do YouTube do acordeonista Rafael De Boni, que idealiza e conduz o projeto. Em seis novos episódios, o público vai conhecer as histórias e a trajetória de nomes como Fioravente Bertussi, Wilson Schaefer, Clóvis Tadeu Garcez, Edwino Menegat, Honeyde Bertussi e dos Ternos de Reis do Litoral Gaúcho.

Num clima de bate-papo, De Boni e seus entrevistados rememoram histórias e falam de como construíram sua carreira no contexto da música feita na Serra Gaúcha e seus desdobramentos no ambiente da sonoridade contemporânea. O primeiro episódio foca a figura do maestro Fioravante Bertussi, pai dos lendários Irmãos Bertussi.

Contribuindo para um registro formal e para a salvaguarda da memória sobre a música produzida na Serra, a série Causos e Gaitas tem um acolhimento significativo do público, contabilizando mais de 600 mil visualizações em temporadas anteriores.

A série Causos e Gaitas tem apresentação e pesquisa de Rafael De Boni, produção de De Boni Produções e Xamã Films, direção e edição de Daniel Vargas, assistência de produção de Antonio Valiente, e textos de Carlinhos Santos.

Confira a sequência de datas dos episódios e personagens desta nova temporada.

:: 15 de setembro – Fioravante Bertussi – Pai dos lendários Irmãos Bertussi, dedicou sua vida a ser maestro de bandas, além de revolucionar a vila de São Jorge da Mulada com seu espírito inventivo e empreendedor.

:: 22 de setembro - Wilson Schaefer – um dos pioneiros a utilizar o bandoneon como instrumento nas orquestras típicas, bailes sociais e nos cabarés de Caxias do Sul na década de 50, tendo desenvolvido método próprio para o aprendizado do instrumento e compilado de próprio punho uma série de temas instrumentais para bandoneon.

:: 29 de setembro - Clóvis Tadeu Garcez – acordeonista fundador de um dos mais representativos conjuntos musicais de Caxias do Sul – Os 3 Vaqueanos, também tocou nos tempos áureos do CTG Rincão da Lealdade e ainda acompanhou por muitos anos no grupo de danças Os Gaudérios.

:: 6 de outubro - Edwino Menegat – fundador do mais antigo grupo de bailes do RS em atividade é considerado um patrimônio musical caxiense e até hoje continua ativo com sua Banda Itamone, dedicando toda sua vida a musica.

:: 13 de outubro - Ternos de Reis do Litoral – a tradição dos Ternos de Reis contadas sob a ótica dos descendentes dos açorianos que aportaram no litoral gaúcho trazendo suas músicas e espalhando-as pela Serra Gaúcha, especialmente na Criúva.

:: 20 de outubro - Honeyde Bertussi 100 anos – No ano em que completa 100 anos do seu nascimento, mais e novas histórias de sua vida serão contadas como forma de homenagear sua imensa obra.

Leia mais:
Aplicativo do Samae de Caxias recebe novos recursos
Brigadiano é atropelado por carro em fuga em Caxias do Sul
Caxias cadastra famílias atingidas pela enchente em Santa Tereza
Prefeitura de Flores inicia curso de formação da Guarda Municipal
Leite anuncia novas medidas para os atingidos pelas chuvas

Tags:

Causos e Gaitas quinta temporada série música serrana YouTube acordeonista Rafael De Boni