Siga nossas redes sociais
Logotipo - Nova sede do Samu em Caxias deve ser construída por meio de permuta de imóveis | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Nova sede do Samu em Caxias deve ser construída por meio de permuta de imóveis | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Projeto piloto

Nova sede do Samu em Caxias deve ser construída por meio de permuta de imóveis

Prefeitura pretende adotar modelo para construir outros prédios públicos em um segundo momento

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Betânia Ramalho/Banco de Dados/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Prefeitura de Caxias do Sul adotará uma nova modalidade para a construção da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu): a utilização de permuta de imóveis públicos para custeio da obra.

Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

A construção da nova base do Samu passará por licitação, cujo projeto está em fase final de elaboração, o que inclui a confirmação do local.

Atualmente o Samu funciona no mesmo prédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), onde concentra o estacionamento para as ambulâncias, espaço para as equipes e a Central de Regulação de Urgências (CRU). Com a nova sede, o projeto é ter estrutura para comportar a ampliação que já é realidade e outras necessidades.

Desde junho de 2023, o Samu de Caxias é regional: atende as ligações de Caxias e também de Bom Jesus, Farroupilha, Flores da Cunha, São Marcos e Vacaria (esta última desde 2010, quando iniciou o processo de regionalização). A partir de junho, os municípios de Canela, Gramado e Nova Petrópolis também devem passar a ser atendidos pela Central regional, localizada em Caxias.

A futura nova sede trará estrutura adequada para essa Central, que hoje ocupa espaço limitado no prédio da Secretaria da Saúde. Além de novos espaços para equipes e ambulâncias, outras melhorias projetadas são espaço próprio com auditório para capacitações e treinamentos por parte do Núcleo de Educação em Urgências (NEU), que tem o objetivo de qualificar servidores da Secretaria da Saúde e de outras pastas, além de profissionais do Samu da região, Corpo de Bombeiros e escolas (por meio da Lei Lucas e do Projeto Samuzinho).

Após esse projeto piloto, a Prefeitura deve adotar o mesmo modelo para construir estrutura nova e mais adequada para atender o almoxarifado, manutenção e alimentação escolar da Secretaria Municipal da Educação, além do depósito do Banco de Materiais de Construção da Secretaria da Habitação.

Transporte aeromédico

Também é projetada a construção de um heliponto, que deve compor a implantação do transporte aeromédico do Samu, que já está em fase de testes.

Nesta terça (23), em visita a Brasília, o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) entregou o projeto do transporte aeromédico do Samu ao deputado federal Lucas Redecker (PSDB) para que encabece a busca de recursos nos órgãos federais ou via emendas parlamentares.

O investimento é de R$ 8 milhões ao ano para atender a serviços de urgência e emergência de toda a região, além transportes inter-hospitalares e transporte de órgãos e tecidos para todo o Rio Grande do Sul.

"É um projeto que dará ao Samu condições de desenvolver com ainda mais excelência suas atividades e de proporcionar à população de Caxias e região um atendimento ágil e de qualidade, que é o que priorizamos sempre", salienta a diretora do Samu, Carolina Cunha Lima.

Leia mais:
Obra do complexo viário na Zona Sul causa mudanças no trânsito em Bento
Caxias do Sul terá passe livre no transporte coletivo no dia 1º de maio
Série Sótão da Flor estreia temporada "Cantigas" no YouTube
Empresa de Caxias inaugura sala de descompressão para os funcionários

Fenavinho prepara programação enogastronômica para início de maio em Bento

Tags:

Projeto piloto nova sede Samu Caxias do Sul Prefeitura de Caxias do Sul construída permuta imóveis