Posse de Maria de Lourdes Fagherazzi ocorre na próxima segunda. Helen Machado não participou da apresentação da sua substituta
redacao@serraempauta.com
02.03.2022 - 11h38min
O prefeito de Caxias do Sul Adiló Didomenico e a vice-prefeita Paula Ioris, ambos do PSDB, conduziram nesta terça-feira, dia 1º de março, a apresentação da nova diretora-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Caxias (Codeca) a um grupo de lideranças políticas, comunitárias e sindicais. A administradora Maria de Lourdes Fagherazzi assume oficialmente a gestão da empresa na próxima segunda (7) em substituição a Helen Machado (PSDB), que não participou da reunião.
Leia mais:
Ladrões roubam arma e colete à prova de balas de vigilante da Codeca
Ao reforçar que a empresa passa por momento difícil, o prefeito convocou as lideranças presentes para um mutirão que leve à recuperação e destacou a existência jamais vista de um pacto informal entre todos, sempre resguardando a autonomia de cada um.
"Respeito aqueles que defendem a privatização da Codeca, até pela situação atual, mas reitero que ela segue estratégica para o desenvolvimento do Município", assinalou.
Adiló lembrou que, durante sua gestão como diretor-presidente da Codeca nos governos de José Ivo Sartori (MDB), sofreu pressão pela privatização, pois a situação em 2005 era similar à atual.
"Com esforço e unidade conseguimos a recuperação, o que espero repetir agora", assinalou.
O chefe do Executivo lembrou que o ex-prefeito Mansueto de Castro Serafini Filho (PTB), em seu segundo mandato, criou o departamento de coleta na Codeca, que então se limitava a fazer capinas e roçadas, para enfrentar o setor privado que fazia o recolhimento de lixo.
"Foi uma grande conquista para a comunidade e não podemos abrir mão dela", reiterou.
Adiló assinalou que Caxias é a única cidade, dentre as grandes e médias do Brasil, que ainda mantém o controle sobre coleta e destino dos resíduos, água e esgoto.
"Somos uma raridade, com grande potencial, que precisa ser preservado", manifestou.
Ao enfatizar a importância do encontro pelo acolhimento que estava sendo dado à nova gestora, o prefeito mencionou que as medidas adotadas pela diretora-presidente Helen Machado que deram resultado serão mantidas, enquanto outras poderão ser avaliadas dentro da nova realidade. Reconheceu que, com o pico da pandemia, registrado em março e abril do ano passado, a Administração como um todo não conseguiu oferecer a atenção que era necessária a gestão, que assumiu com prejuízo acumulado de R$ 30 milhões, sem recursos em caixa, frota sucateada e contratos com preços defasados.
"Naquele momento optamos por salvar vidas. A situação atual é um pouco menos grave na saúde, o que nos permitirá contribuir mais com a nova administração", projetou.
Maria de Lourdes disse ser uma estudiosa contumaz e que vê na educação a solução para os problemas mais graves da sociedade. Filha de agricultores, detalhou alguns pontos de sua vida particular e o apoio que teve dos filhos para assumir a Codeca, primeiros a tomar conhecimento do convite.
"Estava empregada e pensei muito até tomar a decisão. Trata-se de um desafio enorme, talvez o maior que já tive na minha carreira como gestora", citou.
A administradora formada pela Universidade de Caxias do Sul afirmou que pauta suas relações profissionais e privadas pela ética, retidão e trabalho. Manifestou acreditar no poder das pessoas, no diálogo e nas técnicas de administração como estratégias para encontrar as soluções e atender o bem coletivo.
"A visão estratégica da Codeca está posta: voltar a ser uma empresa de excelência. E não há outra opção que não essa", assinalou.
O encontro teve as presenças de integrantes do Conselho de Administração da Codeca, de representantes dos sindicatos de trabalhadores em limpeza, construção civil e dos rodoviários, de setores empresariais e da comissão de negociação do Executivo, além de vereadores e de lideranças de trabalhadores.
Leia também:
Câmara de Farroupilha aprova reajuste de salários de prefeito, vice, secretários, vereadores e servidores
Ladrões roubam arma e colete à prova de balas de vigilante da Codeca
Governo destina R$ 49 milhões para melhorias em estradas da Serra
Festa da Uva destina renda de comercialização de uvas ao Projeto Mão Amiga
Prefeitura de Caxias reverte estimativa de prejuízo em superávit orçamentário
Tags:
Executivo Prefeitura de Caxias apresentação diretora-presidente Codeca Maria de Lourdes Fagherazzi Caxias do Sul