Mais de 90% dos trechos danificados já estão liberados totalmente ou parcialmente
redacao@serraempauta.com
21.11.2023 - 18h50min
Mais de 100 pontos de estradas municipais de Caxias do Sul foram prejudicados pelas chuvas do último fim de semana, sobretudo no sábado (18). A liberação total ou parcial de 90% desses trechos em menos de 72 horas foi possível pelo trabalho de cerca de 190 servidores e pela nova frota de veículos e equipamentos adquirida este ano pela Prefeitura. Seis estradas ainda estão totalmente interditadas.
"O investimento de R$ 62,2 milhões para a maior renovação de máquinas da história de Caxias do Sul (foram adquiridos 142 itens) revelou-se fundamental para respondermos a este evento climático, diante do tamanho e da abrangência dos estragos verificados na cidade e principalmente no interior", destaca o prefeito Adiló Didomenico (PSDB).
Todos os distritos foram afetados, o que exigiu acionar simultaneamente as equipes disponíveis e dezenas de caminhões, patrolas, retroescavadeiras, motoniveladoras, escavadeiras e mini escavadeiras.
"Graças à disponibilidade desse maquinário para os distritos, os servidores conseguiram se mobilizar rapidamente para atender à população", destaca o coordenador distrital, Silvano Zanotti.
Nesta terça-feira (21), estiveram em atividade 25 frentes de trabalho. Apesar do sol, o solo ainda úmido impede a recuperação plena de alguns pontos e exige cautela nas intervenções para não agravar a situação.
Segundo a Prefeitura, cinco estradas do Município tiveram grandes avarias e permanecem totalmente interditadas, com tempo indeterminado para serem liberadas. Devido a riscos iminentes, é solicitado aos cidadãos para buscarem outras vias de acesso aos seus destinos, não tentando fazer a travessia nem a pé.
A estrada municipal Luiz Daneluz, conhecida como a Estrada do Raposo, no distrito de Vila Oliva, está totalmente interditada, próximo à ponte, impossibilitando o acesso para Gramado pelo local. A força da água e o deslizamento de grande quantidade de terra acabou levando parte da via. A equipe de engenharia da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp) precisa fazer uma avaliação estrutural da estrada para encaminhar o trabalho de restauração do acesso.
Em Vila Cristina, a estrada 89, que faz a ligação entre Sebastopol e São José da 4ª Légua, também está com interdição total devido a rachaduras e problemas na parte de asfalto. Uma equipe da Smosp realiza obras no local.
Outra via completamente interditada nessa região da cidade é a que liga Caravaggio da 3ª Légua à Forqueta.
Na região do Primeiro Distrito, a estrada Adolfo Randozo, que passa pela represa da Maestra no sentido de Flores da Cunha, está sem condições de qualquer tipo de tráfego, pois no local houve um deslizamento de grande volume de terra. Há trabalho intenso para a remoção do material.
Na mesma área, a estrada Marçal Pisoni, de competência estadual, está interditada em função de queda de barreiras e sérias rachaduras no asfalto.
A quinta via municipal completamente interditada é a Jacob Susin, no Santa Fé.
As prioridades de atuação das equipes são as ligações principais e trajetos de linhas de ônibus e transporte escolar.
Também foi preciso liberar locais que estavam inacessíveis para que equipes da RGE pudessem restabelecer a energia elétrica.
"Em alguns pontos a RGE só conseguiu acessar a rede após nossas equipes desobstruírem os trechos", explica o secretário de Obras, Norberto Soletti.
Também há pontos com meia pista em Vila Seca, Vila Oliva, Ana Rech, Santa Lúcia do Piauí, Criúva, Desvio Rizzo, Forqueta, Fazenda Souza, Galópolis e Vila Cristina.
Estradas com interdição total
Atualização realizada às 15h desta terça-feira aponta seis estradas totalmente interditadas em Caxias do Sul.
:: Ligação entre Vila Oliva e Gramado, próximo à Ponte do Raposo
:: Estrada 89 , que liga Sebastopol a São José da 4ª Légua, em Vila Cristina
:: Ligação de Caravaggio da 3ª Légua a Forqueta, em Vila Cristina
:: Marçal Pisoni (rodovia estadual) interditada em função de barreira e rachadura no asfalto - competência estadual
:: Estrada Adolfo Randozo, que leva a Flores da Cunha passando sobre a barragem da Maestra
:: Jacob Susin, em Santo Antônio do Santa Fé
Leia mais:
VÍDEO Trecho da RS-122 segue bloqueado por tempo indeterminado
Assinado convênio para fortalecimento da vitivinicultura, em Pinto Bandeira
Mais fluidez e segurança nos acessos aos bairros Desvio Rizzo, Serrano e Planalto
Câmara repassa R$ 1 milhão para recuperação após temporal em Caxias
Câmara de Caxias agracia três personalidades da luta por igualdade
Tags:
Trabalho intenso nova frota libera estradas atingidas chuvas Caxias do Sul