Siga nossas redes sociais
Logotipo - \
Logotipo - \
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Executivo

"Não vamos aceitar não receber a trimestralidade", diz presidente do Sindiserv de Caxias

Governo Adiló Didomenico decidiu não pagar reposição da inflação amparado em legislação federal

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Reprodução/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv) de Caxias do Sul pretende agendar uma nova reunião com o governo do prefeito Adiló Didomenico (PSDB) para discutir o pagamento da trimestralidade – repasse da inflação pago a cada três meses aos servidores.

Na sexta-feira (30), a entidade de classe organizou ato público da campanha salarial deste ano no largo da Prefeitura, acompanhado de uma carreata. Na mesa de negociação está a pauta de reivindicações da categoria com 33 itens, entre eles o pagamento da trimestralidade.

Em sua manifestação, a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, disse que a entidade não irá aceitar o não pagamento da trimestralidade, uma vez que diversos municípios pelo país têm realizado o repasse da inflação. Segundo ela, é necessária vontade política.

"Não vamos aceitar não receber a trimestralidade. Não vamos aceitar que depois de tantos governos com percalços e de muitas lutas se apóiem em uma lei esdrúxula para não garantir a reposição da inflação. O que nós queremos não é aumento. É repasse da inflação e isso é direito. É uma matéria de diferentes contestações é, mas é preciso vontade política. E quem quer valorizar o servidor sabe que a principal valorização é não acumular perda salarial", discursou.

Silvana também protestou contra a reforma administrativa do governo federal e cobrou a vacinação contra a covid-19 para todos os brasileiros. Ao final de sua manifestação, pediu um minuto de silencio em homenagem as mais de 400 mil mortes do coronavírus no país.

Adiló comentou oficialmente sobre a decisão do governo que não pagar a trimestralidade durante a primeira live “Fala, prefeito!”, realizada no mesmo dia, à noite, e transmitida pela Facebook da Prefeitura.

O prefeito justificou que a decisão está amparada na lei federal que trata sobre o enfrentamento da pandemia do coronavírus e proíbe o aumento, reajuste ou adequação de remuneração a servidores até o dia 31 de dezembro de 2021.

"Não estamos querendo prejudicar ninguém. Estamos apenas cumprindo uma lei. Ano que vem, vamos quem sabe recuperar essas perdas desse ano para o servidor", prometeu.

Questionada nesta segunda-feira (3), se pretende reivindicar o pagamento da trimestralidade na Justiça, Silvana afirmou que o Sindiserv continua buscando diálogo e mobilização.

"Neste momento esperamos avançar nas negociações. Esperamos que o governo nos receba, debata o assunto e busquemos solução para nossa pauta", comentou a presidente do Sindiserv.

Leia também:
Em tratamento contra covid-19, vice-prefeita de Caxias participa de convenção on-line do PSDB
Obra física de ampliação do Hospital Geral deve ser concluída até 10 de junho
Secretaria da Habitação busca recurso para escola no Loteamento Campos da Serra, em Caxias
Vacinação de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas inicia terça, em Caxias

Tags:

Executivo Prefeitura de Caxias do Sul Sindiserv pagamento trimestralidade Adiló Didomenico Caxias do Sul