A radiografia do cenário eleitoral considera as cidades que integram os Coredes que compõem a região – Serra, Campos de Cima da Serra e Hortênsias
redacao@serraempauta.com
07.11.2020 - 12h06min
A Serra gaúcha tem 256 candidatos a prefeito e vice – ou 128 candidaturas espalhadas por 49 municípios. A radiografia do cenário eleitoral considera a soma das chapas nas cidades que integram os três Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) que compõem a região – Serra, Campos de Cima da Serra e Hortênsias. No recorte, além do número total de candidaturas, a série do Serra em Pauta apresenta o número de eleitores de cada município, a divisão das chapas por gênero, o patrimônio declarado pelos concorrentes à majoritária e ainda a divisão das candidaturas por partidos e orientação ideológica.
Quem são os candidatos nos 49 municípios da região
5 de novembro
O patrimônio dos concorrentes
6 de novembro
As candidaturas por partidos
7 de novembro
Das 128 candidaturas da Serra, 63 são consideradas de direita, 43 de centro e 22 de esquerda. As chapas de direita e centro representam 82,81% - o que signifca quatro de cada cinco - na disputa na região. O levantamento realizado pelo Serra em Pauta considera o partido do candidato a prefeito e define a orientação política do partido conforme a classificação do site Congresso em Foco. (Veja a definição abaixo)
LEIA MAIS:
Patrimônio dos candidatos da Serra soma R$ 216 milhões
Quem são os candidatos a prefeito e vice dos 49 municípios da Serra
O MDB e PP concentram a maioria das 128 candidaturas a prefeito dos 49 municípios da Serra. Os partidos têm 37 e 27 chapas cada um, respectivamente. As duas siglas reúnem 50% das chapas na disputa às prefeituras. PDT e PTB têm oito candidaturas cada um. Depois aparecem DEM e PSDB com seis chapas. O PT, que conta com a maior bancada individual na Câmara dos Deputados, tem apenas cinco candidaturas na região, mesmo número de PSB e PSD.
O recorte apresenta ainda que apesar da popularidade e da expressiva votação de Jair Bolsonaro (sem partido) na eleição de 2018, o presidente não conseguiu transferir sua representatividade para as candidaturas de três partidos que o apóiam: PSL, PRTB e Patriota.
Na região, o PSL, partido que elegeu Bolsonaro tem apenas quatro candidaturas. O Patriota conta com três chapas disputando a eleição e o PRTB, partido do vice-presidente Hamilton Mourão, tem apenas uma chapa na disputa.
Orientação ideológica
:: Esquerda (extrema esquerda, esquerda e centro-esquerda) – PCdoB, PDT, PMN, Cidadania, PSB, Psol, PT, PV e Rede.
PDT = 8
PSB e PT = 5 cada sigla
Cidadania, Rede, PV e Psol = 1 cada sigla
Total = 22 candidaturas
:: Centro – Avante, MDB, PHS, PROS, PSDB e Solidariedade.
MDB = 37
PSDB = 6
Total = 43 candidaturas
:: Direita (extrema direita, direita e centro-direita) – DC, DEM, Novo, Patriota, PMB, Podemos, PP, PL, Republicanos, PRP, PRTB, PSC, PSD, PSL, PTB e PTC.
PP = 27
PTB = 8
DEM = 6
PSD = 5
PSL = 4
Patriota = 3
Republicanos, PL e Podemos = 2 cada sigla
PSC, PRTB, Novo e PTC = 1 cada sigla
Total = 63 candidaturas
Tags:
Eleições 2020 radiografia eleitoral Serra gaúcha região