A proposição foi feita pelo ex-vereador Gustavo Toigo, ainda em 2017. A ação integra comemorações do centenário de nascimento de Honeyde Bertussi
redacao@serraempauta.com
28.04.2023 - 09h29min
A Secretaria Municipal da Cultura publicará na próxima terça-feira (2), um parecer da Divisão de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural (Dippahc), no Diário Oficial para que a proposta sobre a música "Oh, de Casa" de Honeyde e Adelar Bertussi, seja registrada como Patrimônio Imaterial do Município de Caxias do Sul.
O procedimento foi instruído pela historiadora Fabiana Ferreira, em 2020, que mostrou o histórico ligado à música e à dupla Irmãos Bertussi, do distrito de Criúva, destacando-os como parte da memória coletiva do Município e reconhecimento nacional. A proposição foi feita pelo ex-vereador Gustavo Toigo, ainda em 2017.
Após a publicação do parecer no Diário Oficial, a população tem 20 dias para se manifestar conforme determina o Decreto nº 16,581/2013. As manifestações deverão ser protocoladas na Divisão de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural, localizada na Rua Plácido de Castro, nº 692, Maesa, no Bairro Exposição.
Conforme o parecer, o processo foi encaminhado para que a população fique ciente do exposto seguindo a determinação legal, e após retorno, será enviado para a análise do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc).
Neste ano é comemorado o centenário do nascimento de Honeyde Bertussi, unindo a celebração com a existência da proposição entendeu-se que o momento é propício para resgatar a proposta e dar seguimento ao processo.
Leia mais:
Operação contra a dengue recolhe 30 toneladas de resíduos no Reolon, em Caxias
Obra de esgotamento sanitário em São Pelegrino atinge 70% de conclusão
Cia de Dança de Caxias apresenta a obra Passeios em comemoração aos 25 anos de história
Obra de ampliação do Hospital Geral, em Caxias, será entregue nesta sexta-feira
UAB pede apoio da Câmara de Caxias pela adoção do plano original de ocupação da Maesa
Tags:
Irmãos Bertussi música Oh, de Casa patrimônio cultural imaterial Caxias do Sul