Siga nossas redes sociais
Logotipo - Municípios discutem a reconstrução de ponte em São Valentim do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Municípios discutem a reconstrução de ponte em São Valentim do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Infraestrutura

Municípios discutem a reconstrução de ponte em São Valentim do Sul

Iniciativa privada projeta construir ponte provisória entre Nova Roma do Sul e Farroupilha até final de janeiro de 2024

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Emanuele Nicola/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Os prefeitos dos municípios atingidos pela enchente no início de setembro discutiram sobre a reconstrução da ponte sobre o Rio da Antas na ERS-431 no distrito de Santa Bárbara, em São Valentim do Sul. A reunião ocorreu nesta quinta-feira (21) com a presença dos prefeitos de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, Santa Tereza, Gisele Caumo; Guaporé, Valdir Fabris; Dois Lajeados, Tiago Grando; Monte Belo do Sul, Adenir Dallé e Cotiporã, Ivelton Zardo.

Conforme os prefeitos, cerca de 2,5 mil veículos passavam diariamente pelo local, sendo que 80% do escoamento da produção de uva era realizado pela ponte. Além de ser a travessia de estudantes e trabalhadores.

No encontro ficou definido que os prefeitos vão buscar junto ao Governo do Estado auxílio para reconstrução da ponte e uma ação paliativa com mais urgência. Uma das alternativas seria a ligação através de uma balsa.

"Precisamos da união de todas as prefeituras, mas, principalmente, do Governo do Estado para reconstrução dessa ligação. Era um ponto importante para escoamento da produção, para ligação de trabalhadores e estudantes", disse Siqueira.

Nova Roma do Sul - A comunidade está se mobilizando para a construção de uma nova ponte sobre o Rio das Antas na ERS-448, que liga Nova Roma do Sul com Farroupilha.

A Associação Amigos de Nova Roma do Sul projeta concluir a ponte provisória até o dia 31 de janeiro do próximo ano. A nova ponte terá uma capacidade de carga de até 45 toneladas, garantindo sua funcionalidade tanto para veículos leves quanto pesados. Será utilizado a estrutura que não foi levada pela água.

O projeto foi apresentado ao Departamento Autônomo de Estrada e Rodagem (Daer) e não recebeu qualquer objeção técnica. A obra está estimada em cerca de R$ 6 milhões e será custeada pela iniciativa privada.

A ponte de ferro antiga foi levada no dia 4 de setembro pela enchente.

O Governo do Estado prevê a construção de uma nova ponte avaliada em R$ 25 milhões, nas proximidades de onde estava a antiga. O término da obra está previsto para o final de 2024. Ela terá 180 metros de comprimento e será cinco metros mais alta, para evitar riscos em uma nova enchente no Rio das Antas.

Leia mais:
UAB de Caxias realiza empréstimo de trajes para Casamento Comunitário
ARI Serra Gaúcha realiza Jantar da Comunicação em Caxias do Sul
Parada Cristal, em Caxias, recebe ampliação do transporte coletivo
UCS consolida criação de um Smart Campus, em Caxias do Sul
Segunda edição do Fórum de Inovação ocorre na terça-feira, em Bento

Tags:

Infraestrutura municípios discutem reconstrução ponte São Valentim do Sul Nova Roma do Sul