Novas profissionais já podem ser contratadas. O contato com o Centro de Atendimento ao Migrante da Cruz Vermelha
redacao@serraempauta.com
03.08.2023 - 10h27min
Um grupo de 13 mulheres imigrantes – sendo 12 venezuelanas e uma haitiana, concluiu o curso de auxiliar de cozinha realizado em julho, em Caxias do Sul. A capacitação com carga horária de 20 horas, foi dividida em cinco módulos, entre aulas práticas e teóricas.
No treinamento, foram trabalhados diversos módulos, que contemplaram os temas como segurança na cozinha; EPI's utilizados na cozinha; boas práticas de manutenção; armazenamento de produtos; processamento dos alimentos; higienização; relacionamentos saudáveis; organização financeira; técnicas de cozinha básica; tipos de corte de hortifruti; decoração básica de pratos; método de cocção dos alimentos; e comunicação assertiva, entre outros. As aulas teóricas aconteceram na sede do Grupo Brinox e a parte prática foi realizada na cozinha industrial da unidade da Express Restaurante em Caxias.
Segundo a diretora de Proteção Social da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), Suely Rech, a formação não apenas traz qualificação para as mulheres, torna elas mais confiantes e aptas para a convivência em sociedade.
"Nossa função aqui é essa, dar autoestima a que vem em busca de uma nova vida em nossa cidade e poder dar condições de se estabilizarem aqui, com conhecimento e oportunidades para terem uma vida melhor", disse Suely.
"O curso tem o objetivo de promover o empoderamento feminino, através da promoção da independência financeira de mulheres por meio de qualificação, para que sejam direcionadas ao mercado de trabalho e também desenvolvam o espírito empreendedor. A partir de agora essas mulheres estão aptas a atuar em restaurantes, hotéis, lanchonetes e similares", pontua a gerente de RH do Grupo Brinox, Celiz Frizzo.
As novas auxiliares de cozinha já podem ser contratadas para atuação em restaurantes e demais setores de alimentação. O contato deve ser feito com o Centro de Atendimento ao Migrante da Cruz Vermelha pelo WhatsApp (54) 92001-5660.
O curso foi promovido pelo Grupo Brinox, Express Restaurantes Empresariais, Cruz Vermelha Filial de Caxias do Sul e Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social de Caxias. A atividade faz parte do Projeto Todas Seguras. O movimento do Grupo Brinox, objetiva levar informação à sociedade, chamando atenção para o enfrentamento da violência contra a mulher.
Leia mais:
Caxias do Sul promove ações de celebração aos 50 anos de hip hop
Embaixatrizes desfilam em carreata pelas ruas de Caxias do Sul
Contrato de revitalização do Largo da Estação, em Caxias, é rescindido
Abertas inscrições para Feira Folclórica em Caxias do Sul
Deputada solicita criação de Universidade Federal na Serra Gaúcha
Tags:
Capacitação mulheres migrantes concluem curso auxiliar de cozinha Caxias do Sul