Siga nossas redes sociais
Logotipo - Movimento pressiona prefeito e vice de Caxias do Sul para garantir volta às aulas | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Movimento pressiona prefeito e vice de Caxias do Sul para garantir volta às aulas | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Cidade

Movimento pressiona prefeito e vice de Caxias do Sul para garantir volta às aulas

Manifestantes realizaram buzinaço em frente as residências de Adiló Didomenico e Paula Ioris

Colunista - André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com

Reprodução/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O Movimento Gaúchos pela Educação protestou no final da tarde deste domingo (25), em frente à casa do prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico e da vice-prefeita, Paula Ioris, ambos do PSDB, pela garantia do retorno das aulas da Educação Infantil e para os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. A manifestação terminou na Praça Dante Alighieri. O grupo formado por proprietários de escolas infantis privadas, vans escolares e pais de estudantes promoveu um buzinaço e bateu panelas na frente das residências de Adiló e Paula.

Na sexta-feira (23), o Governo do Estado publicou um decreto que colocou a educação no sistema de cogestão, autorizando o retorno das aulas presenciais. Porém, na tarde deste domingo, a juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, juíza Cristina Luísa Marquesan da Silva, reafirmou a decisão que suspende as aulas enquanto o Estado estiver em bandeira preta. A decisão gerou insegurança.

Em nota, a Prefeitura de Caxias reafirmou entendimento de que é legal o retorno presencial às aulas nesta segunda e garantiu a retomada da Educação Infantil e para os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Ressaltou também que segue defendendo o retorno às aulas, imediatamente, assegurando cumprimento de todos os protocolos sanitários para a segurança de alunos, professores e demais servidores das escolas.

"Na avaliação da Prefeitura, a ação em que foi proferida a liminar que suspendeu as aulas presenciais se refere ao decreto de fevereiro, e não pode discutir o novo decreto de 23 de abril, como o fez, neste domingo, juíza de Porto Alegre, que concedeu nova liminar suspendendo a retomada das aulas. O Procurador Geral do Estado, em manifestação, neste domingo, reforça que segue válido o decreto autorizando o retorno e salienta que o novo decreto não está sob discussão judicial, é válido, eficaz e tem aplicação imediata", diz um trecho da nota.

Sobre os protestos, Adiló reconheceu o direito de manifestação das pessoas, como a ocorrida no final deste domingo, em defesa do cumprimento do decreto estadual, mas conclama à população a ter posicionamentos ponderados e que não prejudiquem terceiros.

Leia também:
Vereadores de Caxias conferem ações de Chapecó no combate ao coronavírus
Vacinação para profissionais de saúde que não atuam na linha de frente inicia segunda, em Caxias
Sem orçamento, Censo não será realizado em 2021
Entidades vão acompanhar concessão do polo rodoviário da Serra Gaúcha

Tags:

Cidade manifestação volta às aulas Adiló Didomenico Paula Ioris Caxias do Sul