Siga nossas redes sociais
Logotipo - Movimento pede o fim da violência contra a mulher em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Movimento pede o fim da violência contra a mulher em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Mobilização

Movimento pede o fim da violência contra a mulher em Caxias

Caminha realizada neste domingo reuniu cerca de 250 pessoas

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Marina Bastos/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Mulheres, homens e crianças caminharam pelas ruas de Caxias do Sul, na manhã deste domingo (4), para pedir o fim da violência contra mulheres e meninas. O grupo gritou em uníssono "Mexeu com uma, mexeu com todas", "Em briga de marido e mulher, a gente mete a colher", Amor não fere, denuncia" e "Liga 180", alertando para que a sociedade se sensibilize e se engaje na prevenção e na eliminação de todas as formas de violência, moral, física, sexual, psicológica e patrimonial. A organização foi comandada pelo Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Caxias do Sul, que realizou pela segunda vez o ato no município.

A caminhada saiu do Largo da Prefeitura e percorreu as ruas Alfredo Chaves e Júlio de Castilhos até a Praça Dante Alighieri, seguindo até o Parque dos Macaquinhos. A maioria usou uma peça de roupa laranja, cor escolhida pela ONU para criar-se uma visão simbólica de um mundo mais positivo, o ideal de um mundo livre da violência contra as mulheres e meninas.

"Este movimento é um pedido de socorro, um chamado de atenção para toda a sociedade, para que a gente possa cada vez mais, enquanto pais, mães, amigos, colegas, estarmos atentos aos sinais da violência e trabalharmos no apoio e na prevenção, somente assim vamos conseguir eliminar esses números que são tão graves", pontuou a líder do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Caxias do Sul, Celiz Frizzo.

O ato contou com a participação do prefeito Adiló Didomenico (PSDB) e da primeira-dama Jussara Canali.

A iniciativa organizada pelo Grupo Mulheres do Brasil integrou o calendário oficial dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, promovido pela Coordenadoria da Mulher, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS). A diretora de Proteção Social do Município, Suely Rech, também participou da caminhada.

Segundo a ONU Mulheres, uma em cada três mulheres em todo o mundo experienciam violência sexual ou física ao longo da sua vida. No Brasil, dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, indicam que uma mulher é vítima de feminicídio a cada 7 horas, o que significa dizer que, ao menos três mulheres morrem por dia por serem mulheres.

Leia também:
Mutirão vacina quase 1,8 mil crianças contra a meningite em Caxias
OPINIÃO: A mentira
Empresário Ubiratã Rezler foi eleito presidente do Simecs de Caxias
Moradores do Cidade Nova, em Caxias, apresentam projeto de arborização
Bairro Euzébio Beltrão de Queiroz, em Caxias, ganha praça comunitária

Tags:

Mobilização caminhada movimento pede fim violência mulher Caxias do Sul