O uruguaio Diego Janssen e banda de Brasília Muntchako sobem ao palco a partir das 16h
redacao@serraempauta.com
28.02.2023 - 08h46min
Atualizada no dia 2 de março, às 18h59min.
A música volta ao palco da Mostra Tum Tum neste sábado (4), a partir das 16h, para o encerramento da nona temporada. Diego Janssen, do Uruguai, e Muntchako, de Brasília, chegam a Caxias do Sul para dois espetáculos que prometem ser incríveis. A Feira Criativa, organizada pela Nomady Eventos, também terá mais uma edição, ocupando o Zarabatana Café, no Ordovás. A organização anunciou a mudança do local devido a previsão de chuva. A entrada é franca.
Diego Janssen é um homem-banda. Em suas performances ao vivo, grava loops de guitarras, beats, percussão e samples. À sua música, dá o nome de Candombe Psicodéclico, um som que mistura a tradição afro-uruguaia do candombe com o jazz psicodélico, o rock progressivo, a música latino-americana e a world music. Combinando as raízes da música com as novas tendências sonoras e tecnológicas, ele criou uma identidade própria, que será apresentada ao público caxiense.
Em seguida, sobe ao palco a banda Muntchako, que já esteve na Mostra em outra ocasião. O grupo passeia por ritmos e pontes, transportando o público para o inimaginável. Batidas eletrônicas, sintetizadores e guitarras são misturados com orgânicos e muitos tambores. Formada por Samuel Mota (guitarra, synths, programações e produção musical) e Macaxeira Acioli (samples, beats e percussão), a banda vem percorrendo uma nova investigação sonora: a união do baião com o afrobeat.
Workshop
Aproveitando sua visita a Caxias, Diego Janssen promoverá um workshop de 'live looping' no sábado (4), das 9h30min às 11h30min. Especialista na utilização de novas tecnologias de áudio e música aplicadas em performances ao vivo, ele abordará práticas valiosas para músicos e produtores que desejam conquistar a independência no palco.
O músico uruguaio é multi-instrumentista, compositor e produtor musical agraciado com as principais premiações de seu país. Em seus shows, tem se apresentado em 'live looping', técnica que lhe permitiu excursionar pela América Latina em formato de one-man band, tendo se tornado também um dos principais professores sobre o assunto, com alunos em toda a América Latina, nos Estados Unidos e na Espanha.
No workshop irá abordar o conceito de liveset, routing e processos, técnicas de livelooping no Ableton Live, digital versus analógico: vantagens e desvantagens, controladores MIDI (mãos e pés), programação e improvisação, loops + Banda, dicas de mixagem para liveset ao vivo, apresentação ao vivo pelo professor responsável, e espaços para networking e perguntas e respostas.
O workshop ocorrerá no Estúdio Noise, na Rua Marília 842, no Bairro Panazzollo. O valor é R$ 200. Mais informações pelo link.
Leia mais:
Prefeitura de Caxias apresenta superávit de R$ 77 milhões em 2022
Prefeitura publica nova licitação para revitalização de avenida no Desvio Rizzo, em Caxias
Hospital Geral, de Caxias, não tem prazo para início do funcionamento do novo prédio
Avenida Itália, em Caxias, amplia área de estacionamento no corredor de ônibus
Festa das Colheitas, em Caxias, atrai mais de 9 mil pessoas
Tags:
Música Mostra Tum Tum encerra temporada Diego Janssen Muntchako Caxias do Sul