Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - Mosaico na Quebrada tem novas ações no Jardelino Ramos, em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Mosaico na Quebrada tem novas ações no Jardelino Ramos, em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Imersão fotográfica

Mosaico na Quebrada tem novas ações no Jardelino Ramos, em Caxias

Projeto traz o fotógrafo Bruto Itan, que fará uma residência artística com William Cabral

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
23.06.2023 - 17h45min

Selma Souza/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Depois das primeiras ações em fevereiro deste ano, colorindo os muros do Bairro Jardelino Ramos, o projeto Mosaico na Quebrada tem nova programação de terça (27) a sexta-feira (30). O fotógrafo Bruno Itan vem do Rio de Janeiro, onde atua no Complexo do Alemão, e vai fazer dobradinha com o caxiense William Cabral, numa Residência de Artista na qual os dois percorrerão diversos locais da periferia de Caxias do Sul para retratar estas realidades.

banner-cetec-serraempauta.png

Itan tem 34 anos, nasceu no Recife, em Pernambuco, e foi morar no Complexo de Favelas do Alemão, Zona Norte do Rio de Janeiro, aos 13 anos com a família. Desde pequeno decidiu que não pegaria em um fuzil. Em 2008, agarrou-se a uma câmera fotográfica para tentar mostrar a beleza que poucos viam no lugar em que ele vive. É fundador do projeto Olhar Complexo, que oferece aulas de fotografia gratuitas a crianças e jovens da favela. Ele é focado em retratar a realidade e o cotidiano da favela, exaltando a felicidade e simplicidade dos moradores, levando a cultura da fotografia pelas favelas cariocas.

Em Caxias, Itan e Cabral farão registros sobre o cotidiano de diferentes bairros e territórios para uma imersão criativa com temática inerente às comunidades da periferia da cidade, tais como retratos dos moradores, características estéticas e o cotidiano das comunidades.

A programação do Mosaico na Quebrada no Jardelino Ramos prevê, na quarta (28), durante o dia, visita ao Complexo Jardelino Ramos ou Vila Ipê, Canyon, Belo Horizonte e Millenium. À noite, às 19h, tem Roda de Conversa no Instituto SAMbA.

Na quinta (29) pela manhã, tem visita à Casa Fluência e, à tarde, rolê fotográfico e oficinas no Complexo Jardelino Ramos. Já na sexta (30), tem imersão no Bairro Euzébio Beltrão de Queiroz, Reolon e Mariani.

Derivada das atividades de Cabral e Itan, está prevista ainda a realização de uma exposição digital com fotos e vídeos dos artistas residentes em dois formatos: uma obra em videoarte, com apresentação durante mutirão comunitário na empena do Complexo da Antena e posteriormente disponibilizada na internet, além de uma exposição fotográfica virtual com fotos dos residentes e postagens em mídias digitais.

Todo este conjunto de atividades busca dar protagonismo às comunidades apostando na inclusão e justiça social, bem como do equilíbrio territorial no espaço urbano. Como já vem sendo feito no Beltrão de Queiróz, busca-se a mobilização dos moradores do Jardelino Ramos e de outros bairros caxienses na perspectiva da construção do respeito ao sentimento de igualdade, direito à cidade, sustentabilidade e geração de renda.

Leia mais:
Elisabete Hercília Padilha recebe o título de Cidadã Caxiense
Terraplanagem do novo Centro de Proteção Animal deve iniciar em setembro, em Caxias
ARTIGO Regular para proteger nossas famílias: Por que apoiar o PL das Fake News
Arquivo Histórico de Bento Gonçalves conta com 76,23% dos itens digitalizados
Candidatas a rainha da Festa da Uva participam do encerramento da Campanha do Agasalho em Caxias

Tags:

Imersão fotográfica Mosaico na Quebrada ações Jardelino Ramos Bruno Itan William Cabral Caxias do Sul