Siga nossas redes sociais
Logotipo - Mosaico na Quebrada tem novas ações no Jardelino Ramos, em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Mosaico na Quebrada tem novas ações no Jardelino Ramos, em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Imersão fotográfica

Mosaico na Quebrada tem novas ações no Jardelino Ramos, em Caxias

Projeto traz o fotógrafo Bruto Itan, que fará uma residência artística com William Cabral

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Selma Souza/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Depois das primeiras ações em fevereiro deste ano, colorindo os muros do Bairro Jardelino Ramos, o projeto Mosaico na Quebrada tem nova programação de terça (27) a sexta-feira (30). O fotógrafo Bruno Itan vem do Rio de Janeiro, onde atua no Complexo do Alemão, e vai fazer dobradinha com o caxiense William Cabral, numa Residência de Artista na qual os dois percorrerão diversos locais da periferia de Caxias do Sul para retratar estas realidades.

Itan tem 34 anos, nasceu no Recife, em Pernambuco, e foi morar no Complexo de Favelas do Alemão, Zona Norte do Rio de Janeiro, aos 13 anos com a família. Desde pequeno decidiu que não pegaria em um fuzil. Em 2008, agarrou-se a uma câmera fotográfica para tentar mostrar a beleza que poucos viam no lugar em que ele vive. É fundador do projeto Olhar Complexo, que oferece aulas de fotografia gratuitas a crianças e jovens da favela. Ele é focado em retratar a realidade e o cotidiano da favela, exaltando a felicidade e simplicidade dos moradores, levando a cultura da fotografia pelas favelas cariocas.

Em Caxias, Itan e Cabral farão registros sobre o cotidiano de diferentes bairros e territórios para uma imersão criativa com temática inerente às comunidades da periferia da cidade, tais como retratos dos moradores, características estéticas e o cotidiano das comunidades.

A programação do Mosaico na Quebrada no Jardelino Ramos prevê, na quarta (28), durante o dia, visita ao Complexo Jardelino Ramos ou Vila Ipê, Canyon, Belo Horizonte e Millenium. À noite, às 19h, tem Roda de Conversa no Instituto SAMbA.

Na quinta (29) pela manhã, tem visita à Casa Fluência e, à tarde, rolê fotográfico e oficinas no Complexo Jardelino Ramos. Já na sexta (30), tem imersão no Bairro Euzébio Beltrão de Queiroz, Reolon e Mariani.

Derivada das atividades de Cabral e Itan, está prevista ainda a realização de uma exposição digital com fotos e vídeos dos artistas residentes em dois formatos: uma obra em videoarte, com apresentação durante mutirão comunitário na empena do Complexo da Antena e posteriormente disponibilizada na internet, além de uma exposição fotográfica virtual com fotos dos residentes e postagens em mídias digitais.

Todo este conjunto de atividades busca dar protagonismo às comunidades apostando na inclusão e justiça social, bem como do equilíbrio territorial no espaço urbano. Como já vem sendo feito no Beltrão de Queiróz, busca-se a mobilização dos moradores do Jardelino Ramos e de outros bairros caxienses na perspectiva da construção do respeito ao sentimento de igualdade, direito à cidade, sustentabilidade e geração de renda.

Leia mais:
Elisabete Hercília Padilha recebe o título de Cidadã Caxiense
Terraplanagem do novo Centro de Proteção Animal deve iniciar em setembro, em Caxias
ARTIGO Regular para proteger nossas famílias: Por que apoiar o PL das Fake News
Arquivo Histórico de Bento Gonçalves conta com 76,23% dos itens digitalizados
Candidatas a rainha da Festa da Uva participam do encerramento da Campanha do Agasalho em Caxias

Tags:

Imersão fotográfica Mosaico na Quebrada ações Jardelino Ramos Bruno Itan William Cabral Caxias do Sul