Ex-parlamentar morreu no início da noite desta segunda-feira, em quadro agravado por covid-19
redacao@serraempauta.com
29.12.2020 - 07h14min
O ex-vereador de Caxias do Sul, João Carlos Virgili Costa, 73 anos, morreu no início da noite desta segunda-feira (28), no Hospital da Unimed, a partir de quadro agravado por covid-19. Ele já apresentava insuficiências cardíaca e renal. Não haverá velório. Virgili será cremado na manhã desta terça-feira (29), no Crematório São José. A Câmara Municipal manifestou pesar pela morte do ex-vereador.
Nascido em 10 de maio de 1947, no município de Itaqui, Virgili Costa, como era conhecido, fez carreiras médica e política em Caxias. Atuava como cirurgião pediátrico e clínico geral. No Legislativo caxiense, foi vereador titular na legislatura de 1997-2000, pelo PDT e pelo PPS, e de 2013-2016, pelo PDT. Também assumiu diversas vezes, como suplente, pelo PDT, de 2009-2012.
Virgili sempre adotou discurso trabalhista e a defesa pelos aposentados. Em sua última passagem pela Câmara, como vereador, o pedetista propôs e presidiu, em várias oportunidades, a Comissão Temporária Especial do Idoso. No final de 2016, conseguiu a aprovação dos demais vereadores ao projeto, idealizado por ele, que fez da Comissão do Idoso um dos 11 grupos parlamentares permanentes da Casa, até hoje. Também foi o autor da proposta que originou a lei instituindo o Dia Municipal de Conscientização da Violência contra o Idoso.
Tags:
Luto Câmara de Vereadores morte ex-vereador Virgili Costa covid-19 Caxias do Sul