Velório de autor de O Quatrilho inicia nesta terça-feira, às 8h, no Memorial São José
redacao@serraempauta.com
25.11.2024 - 22h41min
O escritor José Clemente Pozenato, de 86 anos, morreu nesta segunda-feira (25), em Caxias do Sul. Ele estava internado no Hospital da Unimed para realizar um procedimento cardíaco.
Pozenato é autor de “O Quatrilho”, “A Cocanha” e “A Babilônia” que, juntos formam a trilogia relativa à imigração italiana, no Rio Grande do Sul. Lançada em 1985, pela editora Mercado Aberto, “O Quatrilho”, foi adaptado para o cinema e que concorreu ao Oscar em 1996, como melhor filme estrangeiro.
No início de outubro, Pozenato participou da sessão de lançamento da obra "Cidadela Maesa, patrimônio industrial de Caxias do Sul", na Feira do Livro, na Praça Dante Alighieri.
Natural de São Francisco de Paula, fez os estudos secundários em Caxias, cidade que escolheu para fixar residência.
Era bacharel em Filosofia, com mestrado em Estudos em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e tinha doutorado em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Foi professor de literatura da Universidade de Caxias do Sul (UCS), onde desempenhou as funções de pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional.
A Câmara de Vereadores outorgou o título de Cidadão Caxiense em 1991. Já em agosto de 2015, recebeu o Prêmio Caxias também homenagem do Legislativo caxiense. Em 1994 foi escolhido Patrono da Feira do Livro de Caxias.
Em 2005, Pozenato foi secretário da Cultura, e responsável pela criação do Programa Permanente de Estímulo à Leitura.
O velório inicia nesta terça-feira (26), às 8h, na capela A, do Memorial São José. O sepultamento será às 16h, no Cemitério Público Municipal.
Leia mais:
Procon Caxias do Sul orienta consumidor para não cair em golpes
CPI das Funerárias de Caxias convoca outras 14 pessoas para oitivas
Agência de Bento celebra retomada do turismo em Porto Alegre
Shopping de Caxias apresenta tema da campanha Natal Iluminado
Prefeitura de Bento realiza ação de limpeza e pintura de pichações
Tags:
Cultura luto morre José Clemente Pozenato escritou O Quatrilho 86 anos Caxias do Sul