O parlamentar era suplente pela Arena e assumiu a cadeira no Legislativo no período de 1973 a 1976
redacao@serraempauta.com
09.07.2024 - 17h44min
O ex-vereador, advogado e professor Nelson Goulart Ramos, 92 anos, morreu nesta segunda-feira (8). A cerimônia de despedida ocorreu na tarde desta terça (9), no Memorial Crematório São José, em Caxias do Sul. O parlamentar era suplente pela Arena e assumiu a cadeira no Legislativo no período de 1973 a 1976.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
Ramos recebeu, em 2000, o título de Cidadão Caxiense, a partir de uma proposição dos então vereadores Francisco Spiandorello e Waldemar Biglia. Ele era o patriarca de uma família de advogados conhecidos da cidade e foi, por anos, professor na Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Devido a morte do ex-vereador, a administração do prefeito Adiló Didomenico (PSDB) decretou luto oficial.
Nelson Goulart Ramos nasceu no dia 10 de fevereiro de 1932, natural da cidade de Viamão, sendo filho de José de Oliveira Ramos e de Maria José Goulart Ramos. Em Caxias, formou-se em 1962 na primeira turma da Faculdade de Ciências Econômicas, uma das faculdades que deu origem à UCS. Em 1967, concluiu o curso de Ciências Jurídicas na primeira turma do curso de Direito da UCS.
Em 2005, se aposentou, após 41 anos de dedicação à universidade, onde foi gestor acadêmico e professor dos cursos de Direito e Ciências Econômicas.
Recebeu da UCS a medalha do Mérito Universitário, concedida em 1984 ao completar 15 anos na Instituição; e o Mérito Jubileu de Prata, em 1999, ao completar 25 anos na instituição.
Em 2003, em sessão solene, recebeu o título de "Professor Honoris Causa", uma honraria concedida para o professor que tenha alcançado posição eminente no ensino ou na pesquisa.
Ramos foi casado com Maria Hildeca Mattana Ramos (já falecida) com quem teve os filhos José de Oliveira Ramos Neto (já falecido), Clóvis Moacyr Mattana Ramos (ex-diretor do Fórum caxiense, promovido este ano a desembargador do Tribunal de Justiça do RS) e o também advogado João Francisco Mattana Ramos.
Leia mais:
Éden Feira Vegana ocorre no próximo sábado em Caxias do Sul
Ordovás, em Caxias do Sul; oferece oficinas durante as férias escolares
Anac revoga medidas cautelares do Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias
Codeca, em Caxias, vai receber mais de 50 equipamentos no segundo semestre
Sesc realiza Semana do Rock em Caxias do Sul
Tags:
Geral luto morre ex-vereador Caxias do Sul Nelson Goulart Ramos advogado professor