Representantes do Petrópolis e Presidente Vargas também solicitaram a abertura de ruas, sinalização, iluminação e segurança
redacao@serraempauta.com
20.10.2023 - 16h25min
Moradores dos bairros De Zorzi, Diamantino, Petrópolis e Presidente Vargas, em Caxias do Sul, além de loteamentos próximos, participaram da sétima reunião do Fala, Caxias! + Cidade, + Participação, nesta quinta-feira (19), no Salão da Igreja Perpétuo Socorro. Abertura e melhorias de vias, sinalização, iluminação, segurança e ampliação do atendimento de saúde foram as principais demandas apresentadas pela população e que passam a ter atenção prioritária da administração.
Na abertura do encontro, o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) assinou o início do processo licitatório para implantação de mais 43 quilômetros de rede de esgoto em Caxias, em um investimento estimado em R$ 22,5 milhões. A obra irá atender a uma das principais demandas do Petrópolis, onde a implantação da rede de esgoto de 8,2 quilômetros com separador absoluto parou por desistência da empresa.
Morador do Presidente Vargas, Walter Weber apresentou uma série de reivindicações, como melhora da pavimentação e da sinalização de vias de acesso ao bairro, abertura de ligação ao Bairro via Travessão Solferino e extensão do horário da Unidade Básica de Saúde (UBS) Diamantino até as 19h.
Outra moradora do Presidente Vargas, Bruna Boschetti defendeu a abertura da Rua Augusto dos Anjos, que hoje é separada por um muro da Universidade de Caxias do Sul (UCS), nas proximidades do ginásio de esportes.
O presidente da Associação de Moradores do De Zorzi, Luis Rocha, também solicitou horário estendido na UBS e abertura do Travessão Solferino. Acrescentou asfaltamento de um trecho da Rua Barão do Amazonas, ampliação do itinerário da linha de ônibus Treviso e intervenções para dar mais segurança a pedestres.
Ao mesmo tempo, Rocha lembrou que está em andamento a construção do novo prédio da Escola de Ensino Fundamental Atiliano Pinguello. A obra foi retomada em agosto pela administração Adiló.
A vice-presidente do Diamantino, Márcia Maffi, também solicitou mais iluminação - demanda que será contemplada a partir do próximo ano com o começo da substituição de todo o sistema da cidade.
"Caxias terá 50 mil pontos com lâmpadas de led”, destacou Adiló.
A diretora da Escola Jardelino Ramos, Marli Ribas, solicitou a reforma do telhado e outras melhorias no colégio, que está completando 46 anos. Já Antônio Lopes reclamou do crescimento do mato e solicitou melhorias na iluminação na Rua Rubens França de Oliveira.
Adiló ponderou que o Travessão Solferino tem uma topografia muito complicada e defendeu estudar novas alternativas. Sobre a Augusto dos Anjos, a UCS obteve na Justiça o direito de manter o muro, por ser área do campus. O prefeito salientou que o Centro Integrado de Operações, inaugurado há 10 dias, já começa a melhorar a segurança em Caxias.
Todas as demandas apresentadas ao microfone e por escrito por mais de 60 moradores serão avaliadas pelos órgãos responsáveis e todos terão, pelo menos, uma resposta por parte da administração.
A oitava reunião será neste sábado (21), às 14h, em Criúva.
Leia mais:
Mirage Circus desembarca nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias
Inicia a montagem da estrutura da 8ª FenaMassa em Antônio Prado
Ex-presidente da Fucs nega conflito de interesses nas obras do HG, em Caxias
Caxias do Sul sedia etapa do circuito nacional de tênis de mesa
Iniciada pavimentação na RS-453, entre Garibaldi e Farroupilha
Tags:
Fala, Caxias! moradores horário estendido UBSs Diamantino De Zorzi Petrópolis Presidente Vargas Caxias do Sul