Siga nossas redes sociais
Logotipo - Moradores de Vila Oliva, em Caxias, tratam sobre instalação do novo aeroporto | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Moradores de Vila Oliva, em Caxias, tratam sobre instalação do novo aeroporto | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Fala, Caxias!

Moradores de Vila Oliva, em Caxias, tratam sobre instalação do novo aeroporto

Administração municipal esclareceu dúvidas sobre as pontes do Raposo, Semapa e o Plano Diretor Rural

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Juliane Ribas/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Na quarta-feira (15), a Prefeitura realizou duas edições do programa Fala, Caxias! + Cidade, + Participação. No período da manhã, o evento quase excedeu as duas horas de duração, tal o engajamento da população do distrito de Vila Oliva. Aproximadamente 100 moradores participaram do encontro no salão paroquial de Santo Expedito, na sede do distrito, e mais de uma dezena de pessoas se inscreveram para manifestações.

Projetos e infraestrutura acompanhando a instalação do futuro aeroporto na região, saúde e turismo rural concentraram grande parte dos anseios trazidos à pauta.

"A nossa administração tem um olhar muito cuidadoso para o interior. A prova está aí: os nossos distritos nunca tinham visto uma máquina nova. De três que tinha, duas estavam sempre na oficina. Agora estamos equipados de caminhão e máquinas para prestar um serviço adequado. Só precisamos que pare um pouco de chover. E para janeiro ou fevereiro, com um novo equipamento, devemos melhorar bastante também a situação do cascalho”, externou o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) em sua manifestação inicial.

Um dos temas de maior interesse para a população de Vila Oliva, a instalação do futuro aeroporto na região também mereceu destaque de Adiló.

"Estamos fazendo um esforço muito grande para ver se a gente caminha logo à licitação das obras de infraestrutura, enquanto isso, a gente conclui o projeto da parte de edificação. O que é infraestrutura? Todo saneamento, terraplanagem, drenagem, abastecimento de água, luz, pista, pista de estacionamento das aeronaves, toda essa parte está contemplada. Com relação ao traçado, que vem da Rota do Sol, vai a Gramado e vai a Canela, há um estudo feito pelos nossos técnicos, um estudo feito pelos técnicos de Gramado, e agora está sendo contratado pelo Estado um estudo de viabilidade técnica. Então, eu sei que aqui tem gente que quer do lado, quer do outro, e agora não tem muito o que fazer. Quando tiver os dois traçados, os dois estudos aí poderemos avaliar. É o momento da gente sentar junto com o governador e discutir alguma coisa para atender o anseio da comunidade", revelou.

A informação deu resposta à pergunta trazida pelas irmãs Josiele e Joana Alves, da localidade de Tunas Altas, que apresentaram argumentos favoráveis à passagem do traçado das rotas de acesso ao futuro aeroporto pela região de origem. Tão logo seja conhecido o resultado do estudo realizado pelo governo estadual, será possível avaliar as possibilidades de melhor ajuste para a população.

Em paralelo, a administração municipal já trabalha na elaboração do Plano Diretor da agrupação no entorno do futuro complexo.

"A adutora de água para abastecer o aeroporto está chegando. A parte que cabe a Caxias do Sul está adiantada. Além disso, conseguimos que o Governo do Estado assumisse todos os acessos para o aeroporto. Rota do Sol a Canela, aeroporto a Apanhador e Vila Seca à divisa com São Marcos. Estes são os três trechos que o Governo do Estado assumiu e puxou para eles. O governador Eduardo Leite já mandou o documento, já está no processo. Investimento de R$ 200 milhões para contemplar todos estes acessos", informou o chefe do Executivo municipal.

Outro ponto de atenção externado pelos moradores, a saúde pública vem merecendo investimentos e atuação especial por parte da gestão municipal. Já é realidade a marcação de consulta por telefone, com o sistema Agenda +UBS. O passo seguinte natural será a implantação da telemedicina, que deve eliminar a necessidade de filas nas unidades básicas de saúde, em busca de atendimento, com exposição a intempéries e desconforto.

Ligações estratégicas

A pedido do prefeito Adiló, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Norberto Soletti (PSDB), teceu uma breve explanação atualizada acerca da movimentação em torno de uma ligação estratégica de Vila Oliva a Gramado: a conhecida Ponte do Raposo.

"Gramado licitou a obra e o projeto é de Caxias do Sul. A ponte será toda reformada. Tem que ser jateada, pintada, recuperadas as partes do metal que estão poluídas. Será colocado um assoalho igual ao que se fez na Ponte dos Korff, em Criúva. Será praticamente uma ponte nova. Demorou bastante, mas agora, para os próximos dias, deve começar a reforma. A fiscalização será nossa, mas a licitação foi feita por Gramado. Porque eles têm mais agilidade, por ser um município menor, para fazer a licitação", revelou Soletti.

A informação deu retorno antecipado à parte da solicitação que seria apresentada posteriormente por Gilberto Galafassi, da Associação de Voluntários e Apoiadores dos Caminhos de Caravaggio. O morador solicitou que, durante o período de obras na estrutura, seja contemplado um acesso para os romeiros que percorrem a região, com impacto financeiro extremamente positivo na economia local. De imediato, Adiló e Soletti deram sinalização favorável ao encaminhamento.

Outro acesso importante terá tratamento similar – aquela conhecida como Ponte do Semapa, na divisa com Nova Petrópolis. Os prefeitos do município vizinho e de Caxias já estão em tratativas para estabelecer a cooperação para a obra.

Demandas com retorno encaminhado

O Plano Diretor Rural, como revelou o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto, tem previsão de ser encaminhado para exame da Câmara de Vereadores ainda este ano.

As demandas relacionadas à segurança viária já foram encaminhadas à Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM).

Diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Erny de Zorzi desde 2018, Leandro de Moura apresentou o pedido pela aquisição de uma área para construção de um ginásio poliesportivo coberto para os estudantes. Contudo, o espaço apresentado até o momento enquadra-se na categoria de Área de Preservação Permanente (APP), o que cria obstáculos para intervenções.

Durante o período da tarde, a administração municipal realizou outra edição do programa no auditório do Centro Administrativo Municipal, contemplando o território da área central do Município.

Leia mais:
Feira promove a contratação de jovens para primeiro emprego em Caxias
Juliano Tofolo é o novo presidente da Fenakiwi, em Farroupilha
Câmara de Caxias aprova nomes para Medalha Zumbi dos Palmares
Presidente do Sindiserv critica a terceirização das UPAs, em Caxias
Moradores da região da Saúde, em Caxias, cobram melhorias nos acessos

Tags:

Fala, Caxias! moradores Vila Oliva Caxias do Sul tratam instalação Aeroporto Regional da Serra Gaúcha Ponte do Raposo Ponte do Semapa Plano Diretor Rural Prefeitura de Caxias do Sul