Demandas de trânsito e mobilidade, limpeza urbana e vulnerabilidade social estiveram em pauta do encontro desta quinta-feira
redacao@serraempauta.com
27.10.2023 - 16h29min
O 10º encontro do programa Fala, Caxias! +Cidade +Participação, realizado nesta quinta-feira (26), à noite, reuniu moradores dos bairros Cinquentenário, Floresta, Medianeira, Marechal Floriano, São Pelegrino e Rio Branco no salão paroquial dos Capuchinhos.
Logo na abertura, o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) detalhou o investimento que chega como resposta a uma das principais preocupações externadas pelo contribuinte em todo o país: a segurança pública. Além disso, a partir de fevereiro de 2024, inicia a instalação dos 50 mil pontos de led que vai compor a nova estrutura de iluminação pública. Naturalmente, a região Rio Branco estará contemplada. A novidade inclui também a poda técnica de qualquer árvore que estiver interferindo na iluminação.
"Teremos iluminação de qualidade com uma redução grande de custo e uma coisa muito importante, 40% da área urbana começa já com o gerenciamento automático. Vocês não precisarão ligar para dizer que tem uma lâmpada queimada. O sistema acusa. Se tem uma lâmpada acesa de dia, o sistema registra", antecipou o prefeito.
Adiló trouxe também informações sobre investimentos na qualidade de abastecimento de água para a região. Ele demonstrou ciência das dificuldades enfrentadas pela comunidade diante da estrutura antiga de distribuição – uma adotora antiga de fibrocimento. O Samae está investindo em uma nova adutora.
Na área da saúde, o próximo passo na evolução do serviço prestado à população será a implantação da telemedicina. Ao invés de se expor às intempéries e aos inconvenientes próprios de qualquer deslocamento, a pessoa poderá efetuar a consulta no conforto de casa, na frente do computador ou do celular – a exemplo do que já ocorre até mesmo em muitas redes privadas.
População ouvida e respostas prestadas
Moradores como Marialba Pissetti, Márcio Barreto, Francisco Gallina, Elizabeth De Césaro, Taíse Nunes, Denise Regalin e Marion Ferreira trouxeram questionamentos envolvendo condições de diversas vias, além de cuidados com zeladoria, dos bairros Rio Branco, São Pelegrino, Cinquentenário e Floresta. Todos respondidos pelo prefeito, com auxílio dos secretários municipais de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willembring, e Obras e Serviços Públicos, Norberto Soletti.
Uma novidade antecipada por Adiló Didomenico e que deve ganhar anúncio formal nos próximos dias mereceu aplausos do público presente. O assunto era poda de árvores.
A Rua Carlos Barbosa Leite, também com indícios de vazamento interferindo na regularidade do terreno, será vistoriada. A possibilidade de retomada de estacionamento na Avenida Itália já está sob avaliação – considerando os indicadores que chegarão agora com o novo Plano de Mobilidade Urbana.
Também motivo de questionamentos da população, as praças da Bandeira e João Pessoa já têm reformas confirmadas. Inclusive com parceria da iniciativa privada.
Para uma profunda revitalização do bairro Cinquentenário, uma das alternativas apontadas é a retomada das conversações a fim de se buscar um acordo entre os moradores, com o objetivo de permitir as construções verticais.
O prefeito ainda trouxe informações atualizadas e específicas sobre o plano de gestão para a rua Cristóforo Randon, no trecho que passa contíguo ao Estádio Centenário, da S.E.R. Caxias. A prefeitura já fez um decreto desapropriando aproximadamente 2 mil metros de área, abrangendo parte do campo suplementar do clube. Para isso, foi necessário se retificar todas as matrículas, processo que exigiu mais de um ano. Feito isso, quando ficaram prontas as matrículas, surgiram problemas relacionados à massa falida anteriormente proprietária do lote. Ou seja, a Receita Federal impôs obstáculo.
Obtida a liberação da Receita Federal por parte do Município, foi necessário realizar a descaracterização das ruas. Resolvida esta etapa, surgiu então o Banrisul exigindo quitação de débitos da mesma massa falida. Mais uma vez, o Município conseguiu desobstruir o processo. Porém, então, uma pessoa que habita o local há mais tempo, entrou com processo de usucapião. Que é o atual impeditivo para o avanço do processo.
A próxima reunião ocorre neste sábado (28), às 14h, no salão da Igreja Matriz de Santa Lúcia do Piaí.
Leia mais:
Feira do Livro de Farroupilha será retomada após sete anos
Daer pretende transferir sede administrativa para Caxias do Sul
Empresa de Caxias e multinacional de alimentos realizam nova parceria
Samae, de Caxias, encerra recuperação dívidas dia 31 de outubro
Ex-prefeito Alceu Barbosa Velho recebe título de Cidadão Caxiense
Tags:
Fala, Caxias! moradores região Rio Branco Caxias do Sul expõe reivindicações