Siga nossas redes sociais
Logotipo - Moradores da região Esplanada pedem melhorias no trânsito e transporte coletivo | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Moradores da região Esplanada pedem melhorias no trânsito e transporte coletivo | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Legislativo

Moradores da região Esplanada pedem melhorias no trânsito e transporte coletivo

Na primeira edição do Câmara Vai aos Bairros de 2022, lideranças solicitaram ainda a construção da UPA Zona Sul e novas UBSs

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Gabriel Lain/Câmara Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Os moradores da região do Esplanada se mobilizaram na primeira edição do projeto Câmara Vai aos Bairros deste ano para pedir melhorias no trânsito, na limpeza, na saúde e no transporte público. Cerca de 100 pessoas participaram do encontro promovido na Igreja Santo Antônio, Bairro Esplanada. A iniciativa busca aproximar ainda mais os vereadores da comunidade e ouvir a população sobre suas demandas.

A presidente da Câmara de Caxias, vereadora Denise Pessôa (PT) abriu o evento chamando o nome de todos os colegas. Os presentes tiveram dois minutos para uma apresentação para a comunidade. Após, o espaço foi aberto para as reivindicações dos representantes das associações de moradores de bairros (Amobs) e líderes comunitários.

A equipe da Câmara recebeu 33 registros com reivindicações referentes a diversas áreas, sendo 18 formulários entregues durante o encontro e 15 encaminhados de forma on-line.

"Peço aos vereadores que ajudem o poder Executivo a resolver o grande problema de Caxias do Sul hoje: o trânsito. A gente não consegue andar (de carro) em Caxias. O nosso trânsito não flui. Está trancado", reclamou o presidente da União das Associações de Bairros (UAB), Valdir Walter, abrindo a lista de reivindicações.

Ainda na área da mobilidade, a falta de sinalização pelas ruas foi mencionada por líderes de pelo menos três bairros: Caravaggio, São Caetano e Aeroporto.

"Tenho protocolo de pedido de sinalização (na prefeitura) desde 2018", afirmou Nair de Lima, presidente da Amob Caravaggio, lamentando porque até agora não teve a solicitação atendida.

"Em alguns pontos das vias há sinalização, mas, em outros não existe nada e o risco de acidentes é grande", queixou-se Maicon Fernando da Silva, presidente da Amob São Caetano, onde, segundo ele, as ruas João da Costa e Marcelino Ramos precisam de melhorias. O dirigente também avalia que o transporte coletivo urbano deveria ser incrementado no bairro principalmente nos finais de semana e feriados.

Outros moradores também reclamaram da falta de horários nas linhas do transporte coletivo que atendem a região.

À frente da Amob Aeroporto, Sara Scarsi relatou que a sinaleira próxima à escola do bairro geralmente não funciona e que são necessários mais horários de ônibus. Sara também foi porta-voz de uma demanda do bairro Esplanada: ampliação da estrutura funcional na Unidade Básica de Saúde (UBS) Esplanada, pois pessoas idosas acabam indo por volta das 5h da manhã na fila e nem sempre conseguem ser atendidas, informou a líder comunitária, que também coordena o Departamento Feminino da UAB.

Conselheira do Sistema Único de Saúde (SUS), Rosalina Lima fez a mesma reclamação de demora no atendimento médico na UBS. Além disso, pediu corte da vegetação no entorno da unidade e mais educação das pessoas em relação à limpeza da cidade.

Ainda sobre a saúde, a presidente do Conselho Local, Vanessa Bonetto, avalia imprescindível a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Sul.

"Quem tem poder aquisitivo baixo não tem condições de ir até a Zona Norte para ser atendido na UPA. E é preciso mais profissionais, pois há somente uma psicóloga e uma assistente social para atender cinco Unidades Básicas de Saúde em nossa região", exemplificou a dirigente.

A próxima reunião está prevista para o dia 2 de junho na região do Bairro Serrano.

Avaliação

Denise avaliou a retormada do Câmara vai aos Bairros. Segundo ela, é uma iniciativa que dialoga com a sociedade e aproxima os vereadores das demandas mais cotidianas e urgentes.

"Essa retomada foi bem positiva e teve uma representação vários bairros. Houve várias manifestações e chamou bastante a atenção os temas relacionados a saúde, mas também a infraestrutura e ao trânstido da região do Esplanada. A região precisa de medidas de longo e curto prazo", comentou Denise.

A presidente explicou que será formada uma comissão formada pela Mesa Diretora da Câmara e representantes da região que irão entregar as demandas ao Executivo, órgão competente para providenciar ou não as soluções. Depois, o Legislativo vai trazer o retorno para a comunidade.

O vereador Adriano Bressan (PTB), morador da região, disse que a comunidade ficou abandonada por muitos anos. Segundo ele, o principal problema é o trânsito, além da saúde, educação e segurança.

"No trânsito, estamos lutando em três áreas: a Radial Sudoeste, que é uma saída; a binário Bom Pastor, que vai se concretizar com o viaduto que vai ligar a Assis Antônio Mariani com a Avenida Bom Pastor; e também a Luís Segalla, que vai ligar até a Perimetral. Assim teremos três novas saídas. Hoje, temos uma só e fica um gargalo", explicou Bressan.

Presentes e ausentes

Além de Denise, participaram da primeira edição os vereadores Tatiane Frizzo (PSDB), Velocino Uez (PTB), José Dambros (PSB), Clóvis Xuxa (PTB), Adriano Bressan (PTB), Alexandre Bortoluz (PP), Marisol Santos (PSDB), Maurício Scalco (Novo), Olmir Cadore (PSDB), Renato Oliveira (PCdoB), Ricardo Daneluz (PDT), Rose Frigeri (PT) e Wagner Petrini (PSB). Pelo Executivo municipal, compareceu o coordenador de Relações Comunitárias, José Oltramari.

Pelo menos dois líderes comunitários cobraram a presença dos demais vereadores. Faltaram na primeira edição: Elisandro Fiuza (Republicanos), Gilfredo De Camillis (PSB), Gladis Frizzo (MDB), Juliano Valim (PSD), Lucas Caregnato (PT); Maurício Marcon (Podemos), Rafael Bueno (PDT) e Sandro Fantinel (Patriota). Felipe Gremelmaier (MDB) estava representando a Câmara em outro evento.

Leia também:
Vereadora de Caxias Estela Balardin recebe alta da UTI
Obras de ampliação do Hospital Geral de Caxias devem ficar prontas em outubro
Nova gestão da ARI Serra Gaúcha toma posse na próxima terça-feira
Dnit confirma a reestruturação da ponte do Rio das Antas
Vereadores reivindicam melhorias nos itinerários do transporte coletivo de Caxias

Tags:

Legislativo Câmara Caxias Câmara vai aos Bairros região Esplanada demandas trânsito transporte coletivo UPA Zona Sul Caxias do Sul