Siga nossas redes sociais
Logotipo - Moradores da 2ª Légua, de Caxias, protestam contra a construção do Parque de Proteção Animal | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Moradores da 2ª Légua, de Caxias, protestam contra a construção do Parque de Proteção Animal | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Executivo

Moradores da 2ª Légua, de Caxias, protestam contra a construção do Parque de Proteção Animal

Prefeitura diz que irá apresentar projeto para comunidade nos próximos dias

Colunista - André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com

Divulgação
Foto Principal - Notícia

Contrários a instalação do Parque Municipal de Proteção Animal, um grupo de moradores das comunidades de Loreto e São Virgílio, na 2ª Légua, realizaram um novo protesto neste domingo (24). Eles iniciaram a manifestação no pátio da Igreja São Virgílio com a paralisação do trânsito na Estrada Municipal da Uva e colocaram de faixas com os dizeres: "Respeite os colonos, as suas casas e suas terras Adiló", "Adiló homem do diálogo ou homem do canetaço" e "Goela abaixo, que política é essa Adiló". A carreata terminou na localidade de Loreto.

Leia mais:
Comunidades de Loreto e São Virgílio protestam contra a construção do Parque de Proteção Animal de Caxias
Prefeitura deve construir Parque de Proteção Animal em Loreto, interior de Caxias

A comissão de moradores também está protestando contra a falta de diálogo do governo do prefeito Adiló Didomenico (PSDB). Em nota, os representantes da comunidade dizem que o Secretário do Meio Ambiente, João Ozório, se negou a recebê-los na última quinta-feira (21). Os sindicatos dos trabalhadores rurais e patronal também não foram atendidos por Adiló, na semana passada.

O texto diz que a decisão "acirrou o confronto com as comunidades frente a total falta de diálogo e a imposição das decisões da Prefeitura (...) e o desrespeito até com as entidades representativas dos agricultores".

A nota também questiona que apesar de a administração municipal afirmar que estuda outras áreas para a implantação do Parque de Proteção Animal, a única apresentada até o momento é a área localizada em São Virgílio.

"O que vem intrigando as comunidades é a obsessão do prefeito pela aquisição de uma área particular, quando o Município tem áreas públicas que podem ser utilizadas", diz o trecho da nota.

Os moradores prometem protesto para o Largo da Prefeitura e o gabinete do Prefeito, caso persistir o desrespeito com as comunidades de São Martinho, São Vigílio, Loreto, São Valentin e Caravaggio.

A Secretaria de Governo diz que está trabalhando da "forma mais transparente possível". A administração municipal garante que o projeto será apresentado à comunidade da 2ª Légua.

"Estamos em contato com a comunidade para fazermos uma apresentação do Projeto para todos. O projeto já foi apresentado para ONGs e protetoras, para a Câmara, para o MP e também para alguns moradores. Nos próximos dias fecharemos a data com a comunidade e iremos lá fazer a apresentação também", diz a nota encaminhada pela assessoria de imprensa da Prefeitura.

Manifesto entregue aos vereadores

Na última quinta, os ex-vereadores Ari Dallegrave (MDB) e Raimundo Bampi (PSB), estiveram na sessão da Câmara de Caxias para entregar um manifesto demonstrando a contrariedade na instalação do Parque de Proteção Animal.

O documento lista uma série de considerações como a vocação da área para a produção de uvas, frutas e hortigranjeiros, além de investimentos em cervejaria artesanal e gastronomia com o desenvolvimento do turismo, a prática do Município de abandono de áreas públicas e a construção do novo canil em reserva de fauna e flora.

O manifesto sugere a suspensão da instalação do novo canil em São Virgílio. Também repudia a falta de diálogo com os moradores da região e indicam a construção do parque para os animais em área do aterro sanitário Rincão das Flores, no Apanhador, local de propriedade do Município.

Leia também:
Comung realiza encontro com Edegar Pretto, pré-candidato do PT ao Piratini
Prefeitura de Caxias assina contrato de estruturação de PPP da iluminação pública
Financiarte 2021, de Caxias, habilitou 76 projetos na primeira etapa do edital
Prefeitura de Caxias quer PPPs na educação infantil e ensino fundamental
Sartori defende prévia e renovação na escolha do candidato do MDB ao Piratini

Tags:

Executivo Prefeitura de Caxias do Sul Parque de Proteção Animal 2ª Légua Loreto São Virgílio Caxias do Sul