Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - Moradora do Lar da Velhice, em Caxias, completa 100 anos na segunda-feira | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Moradora do Lar da Velhice, em Caxias, completa 100 anos na segunda-feira | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Centenária

Moradora do Lar da Velhice, em Caxias, completa 100 anos na segunda-feira

Benta Ferreira de Souza terá festa de aniverário organizada pelos demais idosos

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
27.07.2024 - 10h59min

Luciane Modena/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Dona Benta tem amigos, pedala na bicicleta ergométrica, faz artesanato e a adora pintar desenhos com lápis de cor.

O clima é de festa no Lar da Velhice São Francisco de Assis, em Caxias do Sul. Na segunda-feira (29), a moradora Benta Ferreira de Souza completará 100 anos. Para celebrar, os demais idosos estão preparando uma decoração especial que será utilizada na ocasião. A festa de aniversário conta com engajamento de toda a equipe de funcionários do Lar.

banner-cetec-serraempauta.png

Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Natural de São Francisco de Paula, Benta trabalhava no campo, lidando com o cuidado de animais. Não chega a se lembrar da mãe, que faleceu quando ela era muito pequena. Casou-se, porém seu esposo também faleceu cedo. Veio para Caxias do Sul para trabalhar a fim de sustentar a família.

João Ferreira, seu único filho vivo, costuma visitá-la no Lar, onde ingressou em 2023. Ativa, Benta tem amigos, gosta de pedalar na bicicleta ergométrica e participa das atividades de artesanato. A preferida é pintar desenhos com lápis de cor.

"O que eu mais gosto é a pintura, porque me distrai. E também gosto muito de salada e arroz. Rezo muito à noite. Agradeço por estar aqui. Se Deus quer que eu esteja, vamos continuar", conta.

Para o diretor da instituição, Valdir Costella, ter um centenário entre os moradores do Lar é sinal de que o cuidado é eficiente.

"É uma tendência que as pessoas envelheçam cada vez mais, chegando e passando dessa idade. Por isso, precisamos fortalecer estruturas como a do Lar. Afinal, a sociedade precisará cada vez mais delas", argumenta.

Atualmente, são 78 moradores. O Lar fornece hospedagem, alimentação e serviços de saúde e convivência, mantendo-se com doações. Sem fins lucrativos, preza pelo atendimento de idosos que não têm condições de viver com suas famílias.

Como ajudar

O Lar da Velhice aceita doações de alimentos não perecíveis, itens de higiene e limpeza, fraldas geriátricas, roupas em bom estado e material escolar para as oficinas.

Também é possível colaborar via PIX, utilizando a chave 88.663.604/0001-69, ou pelo site https://www.lardavelhicesaofrancisco.com.br/. As doações podem ser entregues na sede do Lar, na rua Antônio Pieruccini, número 85, no Bairro Marechal Floriano, em qualquer horário.

Leia mais:
MEC visita campus 8 da UCS, em Caxias, na segunda-feira
Cavalgada da Fé de Caravaggio deverá ser incluída no Calendário Oficial de Caxias
Exposição apresenta trabalhos de crianças de casas de acolhimento de Caxias
Caxias inicia atendimento de odontologia para crianças de até cinco anos
Inaugurada ponte do 40 da Graciema, no interior de Bento Gonçalves

Tags:

Geral centenária Benta Ferreira de Souza moradora Lar da Velhice São Francisco de Assis ,Caxias do Sul 100 anos segunda-feira