Festival destaca pratos típicos, vinhos, produtos locais e apresentações folclóricas
redacao@serraempauta.com
06.11.2023 - 08h03min
O encontro para celebrar a vida, ao jeito Monte Belo do Sul de ser, ganha sua quinta edição. O Vieni Vivere la Vita, que convoca o público a desacelerar e viver dois dias vagarosos no pitoresco Município, em meio ao melhor da enogastronomia regional, recebe os visitantes nos dias 18 e 19 de novembro. Nesta edição, uma novidade: o horário estendido. Dia 18, das 15h à meia-noite, e no dia 19, das 10h às 19h. A entrada para curtir o festival é gratuita.
A agenda, tanto gastronômica quanto cultural, gravitará ao redor da praça Padre José Ferlin, reunindo mais de 30 empreendedores locais. Por ali, tendo a bela Igreja Matriz São Francisco de Assis como testemunha, o público é convidado a degustar pratos típicos da culinária regional e derivações apresentadas sob a forma de menus mais sofisticados, a partir da cozinha internacional italiana – uma elevação gastronômica que surge como incremento entre os atrativos dessa edição.
Da mesma forma, a premiada produção de vinhos e espumantes de Monte Belo do Sul, assim como de sucos, será encontrada no local. Outra atração serão os estandes expondo conhecidos produtos do Município, tanto de viés agrícola quanto de manufatura, a exemplo de itens de tanoaria e cutelaria.
Nessa grande exibição das potencialidades de Monte Belo do Sul, outro atrativo ajuda a interligar cada um deles: a cultura. Shows folclóricos, performances de danças e apresentações musicais, todos tendo a valorização das raízes italianas de Monte Belo do Sul como mote, compõem um panorama da arte e da tradição que fazem parte do Município.
"Tudo está sendo preparado para oportunizar momentos especiais aos visitantes, para que possam desfrutar nosso Município em família, entre amigos. O Festival é uma grande celebração, um momento de compartilhar experiências e, também, de valorizar nossas forças econômica e cultural, enaltecendo a importância do trabalho e também a de saber se divertir", diz o secretário municipal de Cultura e Turismo, Álvaro Manzoni.
São mais de 10 atrações que se revezam no palco montado em frente à Igreja Matriz São Francisco de Assis (veja abaixo programação completa). Os grupos locais Vicentino, Danças Italianas Piccoli Ballerini, Danças Italianas Ballo D'Italia, Ragazzi dei Monti e os corais Musicando Melodias, Alegria de Cantar e Juvenil Monte Belo fazem parte da programação.
Programação
Dia 18 de novembro
:: 15h30min - Joce Sampaio Acústico
:: 17h - Grupo Folclórico Vicentino
:: 18h - Grupo de Danças Italianas Piccoli Ballerini
:: 18h45min - Banda Trebbiano
:: 20h30min - The Travellers Country Rock
:: 22h - DJ Gustavo MK
Dia 19 de novembro
:: 12h - Corais Musicando Melodias, Alegria de Cantar e Juvenil Monte Belo
:: 13h - Banda Bandidos da Noite
:: 14h30min - Grupo Ragazzi dei Monti
:: 16h30min - Grupo de Danças Italianas Ballo D'Italia
:: 17h30min - Banda Butiá Pockets
Leia mais:
Região do Bairro Cruzeiro, em Caxias, recebe novo mutirão de podas
Caxias do Sul recebe Festival de Cinema Italiano no Ordovás
Conexo estimula o diálogo sobre tendências de inovação em Caxias
ADCE Caxias do Sul apresenta nova direção para gestão 2024
Morre Cassiano de Zorzi Caon, prefeito de Ipê
Tags:
Vieni Vivere la Vita Monte Belo do Sul celebra enogastronomia regional novembro pratos típicos vinhos produtos locais apresentações folclóricas