Proposta é de autoria dos vereadores Felipe Gremelmaier e Tatiane Frizzo
redacao@serraempauta.com
30.05.2022 - 09h28min
O Mississippi Delta Blues Festival deverá ser incorporado ao calendário oficial de eventos de Caxias do Sul. A proposta de autoria dos vereadores Felipe Gremelmaier (MDB) e Tatiane Frizzo (PSDB) foi aprovada, por unanimidade, em sessão plenária na semana passada. Agora, para se tornar lei, o texto passa a depender da sanção do prefeito Adiló Didomenico (PSDB). Com isso, o evento poderá receber maior apoio do Executivo municipal, como na infraestrutura, por exemplo.
Realizado desde 2008 durante três dias do mês de novembro, o Mississippi Delta Blues Festival vira o centro das atenções internacionais, enquanto torna a cidade conhecida como capital mundial do blues. O evento fomenta o seu turismo, recebendo aproximadamente 5 mil pessoas, contribuindo para o incremento da economia.
Ao defender da tribuna a aprovação do projeto, Gremelmaier relatou a origem do MDBF e sua importância cultural, turística e econômica para a cidade.
De acordo com a matéria, em 12 anos, o festival levou o nome do Município às principais publicações internacionais especializadas em música e turismo e a periódicos e materiais ao redor do mundo como cidade-sede do maior festival de blues da América Latina, e um dos principais festivais do gênero no planeta.
Neste ano, a 13ª edição tem a proposta de ação conjunta entre a Secretaria de Governo de Caxias do Sul e a cidade de Clarksdale, no Estado do Mississippi, nos Estados Unidos, para a aproximação cultural com o local, considerado berço do blues.
"Esse projeto tem o papel de reconhecer um dos maiores eventos culturais da história do Rio Grande do Sul, idealizado pelo pessoal do Mississippi Bar. O MDBF chegou a atrair 12 mil pessoas, 30% delas de fora da cidade, em uma única edição. Desde 2008, torna Caxias do Sul a capital do blues durante três dias, divulgando nossa cidade pelo Brasil, América Latina e Estados Unidos", destacou o vereador.
A vereadora Marisol Santos (PSDB) também enfatizou a importância do festival do blues para a cidade.
Leia também:
105 mil fiéis participaram da Romaria de Caravaggio em Farroupilha
Denise Pessôa lança pré-candidatura à Câmara Federal em Porto Alegre
Divulgado mapa das áreas irregulares de Caxias passíveis de regularização
Morre o ex-vereador e ex-deputado de Caxias Marcos Daneluz
Nelson D’Arrigo é o novo presidente da Associação Cultural e Científica Virvi Ramos
Tags:
Legislativo Câmara de Caxias Mississippi Delta Blues Festival calendário de eventos Município Caxias do Sul