Siga nossas redes sociais
Logotipo - Ministro é favorável à Universidade Federal do Nordeste gaúcho | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Ministro é favorável à Universidade Federal do Nordeste gaúcho | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Educação

Ministro é favorável à Universidade Federal do Nordeste gaúcho

Comitiva com lideranças da região participaram de audiência nesta terça-feira no Palácio do Planalto, em Brasília

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Marcelo Tavares/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Uma comitiva com lideranças da Serra Gaúcha participou de uma audiência nesta terça-feira (26), no Palácio do Planalto, em Brasília. Na pauta, uma bandeira que unifica a região; a proposta de criação da Universidade Federal da Região Nordeste do Estado. A reunião contou com a presença do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, das Relações Institucionais, Alexandre Padilhada, e da Educação, Camilo Santana, que participou de forma virtual.

Na oportunidade, foi entregue um documento com assinaturas de deputados, vereadores, prefeito e representantes de entidades. Nele, os motivos para que a universidade federal se torne uma realidade na região, que é a segunda em população e produção no Rio Grande do Sul.

O deputado estadual Pepe Vargas (PT) disse que a reunião foi importante e produtiva, mas que a mobilização na região precisa continuar.

"O ministro (da Educação, Camilo Santana) se mostrou favorável a criação de novas universidades federais, entre elas a do Nordeste gaúcho. Já existe um estudo técnico sobre isso no Ministério, e pelo que ouvimos, o estudo é positivo para a criação desta universidade. A luta segue, reunindo cada vez mais lideranças da região que querem a implantação de uma universidade pública", disse Pepe.

Segundo a deputada federal Denise Pessôa (PT) o debate sobre a criação da universidade foi além do MEC.

"Foi uma reunião histórica e que levou este debate para o núcleo do governo. Já existe entendimento da força e da necessidade dessa demanda para a nossa região. O governo reconhece as condições do Nordeste Gaúcho e sabe que é possível. Existe recurso financeiro no PPA para o estudo de viabilidade desta universidade, saímos extremamente otimistas".

Desde o começo do ano, Pepe e Denise vem mantendo conversas, encontros e reuniões com representantes de toda a região, mostrando a importância do Nordeste Gaúcho e o desafio de vencer desigualdades entre municípios, através de uma educação pública.

Nos 48 municípios que fazem parte da região, são 67.698 jovens em idade para ingressar no Ensino Superior, a maioria pertence a famílias assalariadas e que não conseguem pagar os estudos em instituições privadas.

A criação de uma universidade federal na região, é uma luta histórica e ganhou mais força com a implantação do Plano Plurianual. Foi a noba proposta mais votadas no Estado.

O projeto para a instalação de uma universidade federal foi incluído no Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal para o período 2024-2027, pelo relator, deputado Elvino Bohn Gass (PT), e a emenda já foi aprovada pela Comissão Mista de Orçamento.

Na comitiva estavam ainda os deputados estaduais Elton Weber (PSB) e Sofia Cavedon (PT), o prefeito de Farroupilha Fabiano Feltrin (PP), o secretário de Educação de Caxias, Edson da Rosa, os vereadores caxienses Rose Frigeri, Lucas Caregnato, Lucas Diel, Rafael Bueno e o presidente do Legislativo Zé Dambrós.

Também estiveram presentes, os presidentes das Câmaras de Nova Prata e Fagundes Varela, Gilmar Peruzzo e Marcio Antonio Moreschi, respectivamente, - presidente da câmara de vereadores de Fagundes Varela, o vereador de Farroupilha Juliano Baungarten (PSB), a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv) de Caxias, Silvana Piroli e o historiador e assessor parlamentar Roberto Nascimento.

Leia mais:
Governo divulga calendário de pagamentos do Bolsa Família para 2024
Codeca realiza 3.542 coletas de objetos de grande porte em Caxias

CDL Caxias deve recuperar mais de R$ 7 milhões em dívidas
Monte Belo apresenta programação da Festa de Abertura da Vindima
Empresa da Serra utilizou 40 mil potes biodegradáveis em 2023

Tags:

Educação Ministro da Educação Camilo Santana favorável criação implantação Universidade Federal do Nordeste gaúcho Caxias do Sul