Renan Filho realiza vistorias nas rodovias da Serra para retomar a conexão com Porto Alegre
redacao@serraempauta.com
15.05.2024 - 11h12min
O ministro dos Transportes, Renan Filho, chegou ao Rio Grande do Sul nesta terça-feira (14) para vistoriar uma série de obras de recuperação de rodovias atingidas pelas fortes chuvas que assolam o Estado.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
O ministro fez uma vistoria técnica na BR-116, entre os municípios de Esteio e Portão, inclusive na ponte do Rio dos Sinos e no Viaduto da Scharlau, em São Leopoldo – estruturas afetadas pela força das águas.
Na Serra, o ministro vistoriou a ponte sobre o Rio Caí, na BR-116, no km 174, na divisa entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis. Ele esteve ainda na erosão da BR-116, no km170, no Distrito de Vila Cristina, em Caxias.
No final da tarde, Renan Filho participou da reunião do Gabinete de Crise da Prefeitura de Caxias e anunciou o início dos trabalhos imediatos para instalação de uma ponte provisória entre Caxias e Nova Petrópolis.
"De cima da ponte sobre o Rio Caí a gente pode ver como um dos pilares cedeu e ela baixou. De imediato, vamos enviar uma equipe técnica para identificar as condições atuais para instalação de uma ponte provisória que garanta o fluxo. Acreditamos que será possível fazer uma passagem lateral com uma ponte metálica e, assim, assegurar acesso na BR-116, retomando a conexão de Caxias até a cidade de Porto Alegre", explicou o ministro.
De acordo com ele, a preocupação neste momento é garantir celeridade na adequação e liberação das vias também a carros de pequeno e médio porte, com o restabelecimento de maneira segura do fluxo viário para a população – até o momento, o tráfego só é permitido para veículos de emergência e com doações, maquinário e itens essenciais.
"Nosso intuito agora, é que além dos caminhos assistenciais, que estão avançando, a gente possa garantir a retoma das condições para a trafegabilidade. Assegurar que ela seja reestabelecida para as pessoas o quanto antes e, acima de tudo, de maneira segura", destacou Renan Filho.
Leia mais:
Dnit faz vistoria na BR-470 na cabeceira da ponte entre Bento e Veranópolis
Leite e Adiló sobrevoam áreas atingidas por deslizamentos em Caxias do Sul
33ª edição do FestiQueijo, em Carlos Barbosa, é adiada para 2025
Show de Ana Castela em Bento Gonçalves será em 19 de setembro
Especialistas em desastres avaliam áreas afetadas pelas chuvas em Caxias do Sul
Tags:
Enchentes Ministério dos Transportes anuncia ponte provisória BR-116 Caxias do Sul Nova Petrópolis