Siga nossas redes sociais
Logotipo - Michelle Bolsonaro confirma presença na abertura oficial das Surdolimpíadas em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Michelle Bolsonaro confirma presença na abertura oficial das Surdolimpíadas em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Geral

Michelle Bolsonaro confirma presença na abertura oficial das Surdolimpíadas em Caxias

Espetáculo 'Mãos que falam' conta com direção geral de Paquito Masiá Herrera e direção de produção de Nika Ferronato

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Carolina Antunes/PR/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A primeira-dama Michelle Bolsonaro vai prestigiar a abertura da 24ª edição das Surdolimpíadas em Caxias do Sul. A madrinha dos jogos deve chegar próximo ao horário da cerimônia. O evento ocorre no Ginásio do Sesi, a partir das 18h.

A solenidade será acompanhada pelo prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), pelo governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), e pela presidente da Confederação Brasileira de Desporto de Surdos, Diana Kyosen. Os ex-governadores Eduardo Leite (PSDB) e José Ivo Sartori (MDB), e outras autoridades também confirmaram presença.

O espetáculo de abertura é restrito apenas aos convidados, delegações participantes e autoridades, em função da capacidade do local, mas terá transmissão ao vivo por streaming pela Deaflympics TV by XPlay, através do App Deaflympics TV, pelas redes sociais da Deaflympics e XPlay TV ou pelo canal 692 da Claro.

O espetáculo de abertura denominado 'Mãos que falam' terá a participação de vários artistas caxienses, de forma a valorizar a tradição do Rio Grande do Sul, como explica Nika Ferronato, diretora de Produção do evento.

"Buscamos o talento e arte dos profissionais caxienses para desenvolvermos os números que farão parte da solenidade de abertura, onde cada um contribui de forma especial, somando no desenvolvimento das ideias que a Surdolimpíada, através do CEO do Comitê Organizador, Richard Ewald e o presidente do Comitê Internacional, Gustavo Perazzolo, e a Interface, coordenada pela Lisete Alberici Oselame e pela Cátia Laner buscavam para o evento".

De acordo com Paquito Masiá Herrera, diretor Geral do espetáculo, a intenção é mexer com as emoções do público convidado.

"Há vários núcleos, trupes, artistas, bailarinos, performances, músicos, que estão envolvidos, e que também passam pela cenografia, luz, som, projeções, coreografias, enfim, todo o universo artístico, que oferecerão um espetáculo que toque em todos os sentidos, reverberando em especial o da emoção, buscando com que o universo surdo se identifique e sinta a energia da nossa cultura em interação com eles".

Na parte de dança contemporânea, o espetáculo terá a presença da Endança Jazz, com o elenco de bailarinos sob a coordenação de Cristina Dal’Agno e Caterina Demori, e com participações especiais dos atores Jânio Nunes e Cassiane Boff.

Também podemos destacar a presença de Davi de Souza e sua trupe da Claque, que contribuiu no desenvolvimento de quadros e atuará no receptivo, dividindo com o Grupo UEBA as interações.

Por falarmos em atores, há as intervenções dos “Táteis”, quarteto formado por Aline Tanaã, Darlan Gebing, Gabriel Zeni e Odelta Simonetti. Na parte do tradicionalismo, que se faz bem presente nestes eventos, teremos a presença de Omair Trindade e do Grupo Gaudérios, que apresentarão com grande número de participantes peças do folclore gaúcho.

Há ainda a turma dos aéreos com as Joanas D’Ar, coordenadas por Michella Biazus. E a participação especial de um número formado por surdos, componentes da escola Hellen Keller, sob a coordenação de Natacha Perazzolo e Andrelise Sperb, com acompanhamento de Rafa Gubert e Rafael de Boni.

Na cenografia, o evento terá a contribuição de elementos cênicos de André Gnatta, Ronaldo Chiaradia e conceito arquitetônico de Karina Dick.

Leia também:
Confirmado quinto caso de dengue contraído em Caxias do Sul
Prefeito de Caxias recebe tocha surdolímpica em frente à Catedral
Carlos Búrigo é reconduzido à presidência do MDB de Caxias
"Quero ser o passo seguinte nessa agenda", diz Gabriel Souza
Bispo de Caxias do Sul tem audiência com o Papa Francisco na próxima semana

Tags:

Geral Surdolimpíadas Michelle Bolsonaro cerimônia oficial abertura Caxias do Sul