Serviço completa seis meses e acompanha 80 crianças e suas famílias com atendimento duas vezes por semana
redacao@serraempauta.com
19.03.2023 - 10h56min
Serviço pioneiro em Caxias do Sul e voltado a prestar atendimento especializado às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias, o Centro de Autismo completou seis meses. São 80 crianças, de um a oito anos, que frequentam o local duas vezes por semana. Enquanto os meninos e meninas são acompanhados pelos profissionais, pais e mães também são acolhidos e orientados. O grande objetivo do espaço é melhorar a qualidade de vida das famílias. O atendimento é totalmente pelo SUS e funciona por meio de convênio com o Centro de Assistência à Saúde do Círculo, que faz a gestão.
"Esta é a primeira experiência do Município neste tipo de serviço, que tem proporcionado um olhar integrado e humanizado a essas crianças, que antes eram atendidas em outros serviços da nossa rede de saúde. Com o Centro de Autismo, todo o suporte é concentrado em um único espaço, facilitando a adaptação das crianças e também auxiliando as famílias, com resultados já muito satisfatórios. Agradecemos imensamente ao Círculo pela excelência, pela parceria e pela dedicação a essa causa tão importante", comenta a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.
Uma das crianças acompanhadas é Rafael Oliveira, quatro anos. O pai, Manoel, 51, leva o filho duas vezes por semana, desde setembro. Ele já nota melhoras na comunicação do filho, na convivência com o irmão gêmeo e também na criação de uma rotina em casa.
"Meu filho melhorou 99% aqui. É gratificante ver o desenvolvimento dele, não tenho nem palavras. E para mim também. Aqui é um grupo de pessoas, cada um comenta do seu filho e, com mais o que a monitora fala, vamos aprendendo melhor sobre o que é o autismo. Ouvir o depoimento dos outros pais, tudo ajuda", relata Manoel.
Os meninos e meninas têm atendimentos em grupo com equipe multiprofissional nas áreas de neuropediatria, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e serviço social. Esses mesmos profissionais atendem as famílias, criando um canal de acolhimento e orientação e também dando suporte para que a evolução da criança prossiga em casa.
Outra preocupação do Centro de Autismo é auxiliar no desempenho escolar. Por isso, gradativamente, representantes da instituição em que cada criança estuda comparecem ao serviço, com horário agendado. Em geral, quem participa desse momento é a professora e a coordenadora de ensino.
"Esses encontros buscam multiplicar o trabalho que realizamos, desenvolvendo as habilidades sociais da criança", explica Denise Igansi, coordenadora do espaço.
O Centro de Autismo é uma iniciativa da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde. Atualmente, todas as vagas estão preenchidas. Os encaminhamentos são feitos via Unidade Básica de Saúde (UBS).
Leia mais:
Prefeitura deve encaminhar cronograma de fiscalização de fiação irregular em Caxias
Lucas Diel protocola projeto que cria a semana do movimento comunitário em Caxias
Samae comemora dia mundial da água com toboágua gigante em Caxias
Governador garante investimentos nos acessos ao futuro Aeroporto da Serra Gaúcha, em Caxias
Leite e prefeitos da Serra tratam sobre trabalho temporário da safra de uva
Tags:
Qualidade de vida Centro de Autismo atendimento 80 crianças Caxias do Sul