Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - Metalúrgicos e Simecs de Caxias aprovam dissídio da categoria | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Metalúrgicos e Simecs de Caxias aprovam dissídio da categoria | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Proposta do TRT 4

Metalúrgicos e Simecs de Caxias aprovam dissídio da categoria

Reajuste do salário será de 6%. Entidades tem audiência para referendar a decisão na segunda-feira, em Porto Alegre

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
05.08.2023 - 18h35min

Márcio Schenatto/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O Sindicato dos Metalúrgicos aprovou, por unanimidade, o dissídio da categoria durante assembleia realizada neste sábado (5), na sede da entidade. O reajuste será de 6% a ser pago na folha de agosto e sem retroatitidade, e o aumento do piso de R$ 1,739 para R$ 1,9 mil, a partir de outubro, que representa quase 10% de reajuste. O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias e Região (Simecs) também havia aprovado a sugestão durante assembleia na tarde da sexta-feira (4).

banner-cetec-serraempauta.png

A proposta foi sugerida pelo vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT 4), Ricardo Martins Costa, e apresentada em audiência de conciliação no dia 27 de julho.

O dissídio também inclui a compensação das horas de paralisação, metade abonada, metade compensada, ajustada com cada empresa e o compromisso de negociar a extensão do auxílio-creche, em março de 2024, por criança e ou trabalhadora ou trabalhador, além da redução do percentual de transporte.

Na assembleia, o presidente do Sindicato dos Metalúgicos, Assis Melo, destacou que a sugestão apresentada era do TRT, mas que foi conquistada com muita luta dos trabalhadores.

"A proposta é do judiciário, mas representa o fruto da nossa luta, da nossa mobilização. Podemos sair daqui com sentimento de vitória, de conquista", disse o representante dos trabalhadores.

Assis comentou que o aumento de 6%, com ganho real de 2,26%, representa um dos maiores reajustes conquistados no país incluindo todas as categorias de trabalhadores da iniciativa privada.

Na segunda (7), o Sindicato dos Metalúrgicos e Simecs participam de nova audiência no TRT 4, em Porto Alegre, às 14h, para referendar a decisão.

Leia mais:
Embaixatrizes da Festa da Uva percorreram Caxias do Sul em carreata
Inicia colocação da adutora para Aeroporto de Vila Oliva, em Caxias
Restaurante do Sesc, em Caxias do Sul, terá festivais gastronômicos
Alunos da rede municipal de Caxias tem auxílio da equoterapia
Caxias do Sul é selecionada para projetos de transformação digital

Tags:

Proposta do TRT 4 Sindicato dos Metalúrgicos Simecs Caxias do Sul aprovam dissídio categoria reajuste 6%