Siga nossas redes sociais
Logotipo - Mérito Gigia Bandera destaca histórias de sucesso na indústria | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Mérito Gigia Bandera destaca histórias de sucesso na indústria | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Reconhecimento

Mérito Gigia Bandera destaca histórias de sucesso na indústria

Empresários Fernandes Lucena (Sabresul), James Bellini (Marcopolo) e Paulo Spanholi (Sul Corte) recebem do Simecs a distinção do setor

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Divulgação
Foto Principal - Notícia

Histórias de quem enfrentou desafios, não deixou escapar oportunidades e foi exemplo de gestão e de inovação foram apresentadas na noite desta sexta-feira (24), durante a entrega do Mérito Metalúrgico Gigia Bandera, no espaço de eventos Villa Basilico, em Caxias do Sul. Nesta edição os agraciados são os empresários Fernandes Lucena (empresa Sabresul), James Eduardo Bellini (Marcopolo) e Paulo Spanholi (Sul Corte). Esta é a maior distinção concedida para o setor. O prêmio é entregue desde 1987 pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs).

Houve ainda a entrega das premiações nas categorias Projeto Inovador e Jovem Empreendedor Industrial, ambas com objetivo de reconhecer novos talentos na indústria. O empresário Franco Cioato (V12 Veículos Especiais) recebeu o troféu Jovem Empreendedor Industrial, e Vanderlei Argenton (AZS Soluções e Tecnologia Ltda) venceu na categoria Projeto Inovador.

"Os agraciados, sem dúvida, representam a força da indústria que tanto faz a diferença no cotidiano de nossa sociedade. São visionários e seres humanos resilientes que traduzem, através da diversidade de seus negócios, a pertinente campanha de valorização da indústria que o Simecs lançou recentemente", ressaltou Ubiratã Rezler, presidente do Simecs.

Mérito Gigia Bandera

Fernandes Lucena (Sabresul) - É executivo na empresa Sabresul (sucessora da Eberle Mundial na fabricação de espadas e espadins para as Forças Armadas, para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros), formado Mecânico Torneiro pelo Senai, com graduação em Engenharia (Universidade de Caxias do Sul) e pós-graduação em Engenharia de Segurança.

A história de Lucena começa no Senai, ele então com 12 anos. A mãe conseguiu uma bolsa para que pudesse estudar em Caxias do Sul. Três anos depois, ao se formar, foi procurar vaga de trabalho na Eberle, uma das empresas que então despontavam. Iniciou uma carreira de 60 anos e que incluiu as sete fábricas da marca. Cursou Engenharia de Máquinas e se aperfeiçoou com a pós-graduação em Engenharia de Segurança. Quando a empresa decidiu-se por não mais dar continuidade à produção de espadas, que exigia matéria-prima e insumos específicos, viu a oportunidade de empreender. Atualmente, a Sabresul tem 18 anos e fabrica espadas e acessórios. Segundo Lucena, a empresa busca, inclusive, ampliar instalações.

James Bellini (Marcopolo) - Foi CEO da Marcopolo de 2018 a 2023 e atualmente, preside o Conselho de Administração da companhia. Administrador de empresas formado na UFRGS, assumiu as operações da Marcopolo justamente no período de pandemia e fez a empresa ter um dos melhores resultados de sua história.

A trajetória de sucesso do empresário, que já deu a volta ao mundo em veleiro que ele próprio construiu e que foi precursor do uso do doble deck (ônibus de dois andares) no transporte de passageiros, começou na Marcopolo e incluiu um negócio de exportação de calçados, que, à época, sofreu o impacto de plano econômico (Plano Collor). Com o começo do Mercosul, ele vislumbrou outras possibilidades. Na Marcopolo, candidatou-se para ser representante na Argentina e depois assumiu como gerente de Exportação. Então, foi se dedicar à fabricação de veleiros. Retornou, assumiu como conselheiro e, a partir de 2019, como CEO da Marcopolo. Entre as premiações que recebeu está o reconhecimento da Bloomberg Línea como uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina.

Paulo Spanholi (Sul Corte) - É fundador e presidente da Sul Corte Importadora de Ferramentas Ltda, tem formação em Tecnologia em Processos Gerenciais (Universidade de Caxias do Sul). Esteve à frente de diversas entidades. Foi conselheiro e presidente do Recreio da Juventude; presidente e conselheiro da Comissão Social da Festa da Uva; conselheiro da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias (CIC) e conselheiro da Fiergs, entre outras funções. Foi diretor, vice e presidente do Simecs, e recebeu o título de Cidadão Caxiense pela Câmara de Vereadores (2014) e de Empresa Inclusiva (2022).

A história do empresário se iniciou no interior de Vacaria, onde nasceu, filho de marceneiro e com quem trabalhou até os 18 anos. Veio, então, procurar emprego em Caxias do Sul e buscou na Marcopolo uma oportunidade de trabalho para pagar seus estudos. Permaneceu três anos na fabricante. No começo dos anos 80, trabalhou na empresa Planalto ao mesmo tempo em que lecionava. Foi vendedor e se encantou com as serras. Foi o primeiro a importar o produto para o Brasil e atualmente, exporta para 30 países, principalmente Rússia, além de Estados Unidos e México.

Troféu Jovem Empreendedor Industrial

Franco Cioato (V12 Veículos Especiais) - É diretor da V12 Veículos Especiais (produção de veículos customizados, como motor home e veículos para atendimento em saúde), sendo ainda sócio-diretor da HoterPlast Componentes Plásticos, diretor da Cioato Negócios Imobiliários. É presidente da AJE (Associação de Jovens Empresários de Caxias do Sul) e sócio do Conedi - Congresso de Empreendedorismo Digital.  Começou na adolescência no setor imobiliário, onde atendia industriais, e ingressou nesta área, abrindo a V12.

Projeto Inovador

Vanderlei Argenton (AZS Soluções e Tecnologia Ltda) - É administrador de empresas e um dos fundadores da AZS Soluções e Tecnologia Ltda, que tem mais de nove anos de mercado oferecendo soluções nos setores de tratamento de superfícies, ambiental e de parafusos. Natural de Alpestre (RS), mora desde os 19 anos em Caxias do Sul, onde fez carreira no setor e se graduou em Administração. Entre os projetos desenvolvidos está o inscrito ao prêmio, de uma linha de tratamento de superfícies para parafusos, voltadas à aviação e que utiliza cádmio e prata. O projeto é conectado à indústria 4.0.

Leia mais:
Caxias do Sul Basquete perde para Franca, em São Paulo
Grupo de Cordas da UCS se apresenta no Recreio da Juventude, em Caxias
Gilberto Boscato é reeleito presidente do Centro Empresarial de Flores
Região do Cidade Nova apresenta demandas à Prefeitura de Caxias
Atleta de Caxias ganha ouro nos Jogos Parapan-Americanos no Chile

Tags:

Reconhecimento Mérito Gigia Bandera destaca histórias sucesso indústria Caxias do Sul Fernandes Lucena Sabresul James Bellini Marcopolo Paulo Spanholi Sul Corte