Feira recebeu 35 mil visitantes, um crescimento de 77% em relação ao ano anterior
redacao@serraempauta.com
25.10.2022 - 09h14min
Depois de quatro dias de intensa programação encerrada na última sexta-feira (21), a 31ª edição da Mercopar fez história. Promovida pelo Sebrae RS e pela Fiergs, a maior feira de inovação industrial da América Latina recebeu um público de 35 mil visitantes, somados acessos presenciais e virtuais, e contabilizou mais de R$ 430 milhões em negócios gerados - um crescimento de 77% em relação ao ano anterior.
A Mercopar deste ano reuniu 512 expositores dos segmentos metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem, sendo 80 deles startups. Somadas às gaúchas, estiveram presentes empresas dos estados de CE, ES, MG, PE, PR, RJ, SC, SP e do DF.
Em 2022, além de ter retomado os quatro dias de programação, o evento expandiu de forma considerável ao ampliar em 60% a área ocupada, totalizando 32 mil metros quadrados de espaço físico. O evento atendeu ou superou as expectativas para 98% das empresas expositoras, que também expressaram a intenção de retornar à Feira na próxima edição.
"É uma edição que confirma a tendência de um bom momento para a geração de negócios. A Mercopar é uma vitrine da força econômica da indústria nacional, integrando agentes públicos e privados, desde empresas mais tradicionais e consolidadas até startups em pleno desenvolvimento", destacou o presidente do Sistema Fiergs e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS, Gilberto Porcello Petry.
Segundo o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, o sentimento após o término do evento é de que a Feira atingiu um novo patamar de relevância e excelência.
"São mais de três décadas de Mercopar, uma trajetória ascendente na qual a Feira soube se modernizar e evoluir, especialmente ao longo dos últimos quatro anos. Tanto em termos de organização quanto no que se refere à qualidade dos expositores, e às ações que são concentradas durante estes dias, a evolução é muito visível e os números refletem isso", aponta Godoy.
Para o diretor técnico do Sebrae RS, Ayrton Ramos, o sucesso da Mercopar deste ano se deve à capacidade que o evento teve de atender seus diferentes públicos de forma dinâmica e assertiva, por meio de uma programação diversificada de ações e eventos.
"Quem buscou novas oportunidades de negócios foi plenamente atendido, inclusive, no período pré-feira. Da mesma forma, aqueles que buscaram absorver conhecimento técnico e de valor para o seu negócio, tiveram mais de 200h de programação dos mais diferentes temas", destacou.
A próxima Mercopar acontecerá de 17 a 20 de outubro de 2023.
Leia também
Prefeitura de Caxias notifica 85 mil contribuintes em débito
Festa comunitária no Cidade Nova, em Caxias, recebe 3 mil pessoas
Frente em defesa dos autistas tem encontro com prefeito de Flores
Prefeitura lança edital para obra no Desvio Rizzo, em Caxias
Corretora repercute estudo da bolsa de valores em anos eleitorais
Tags:
Edição histórica Mercopar contabilizou R$ 430 milhões negócios gerados 35 mil visitantes Caxias do Sul