Movimentação exigirá restrições na circulação de pessoas pelo parque
redacao@serraempauta.com
04.10.2023 - 17h22min
Os organizadores da Mercopar 2023 deram início na segunda-feira (2) à montagem da estrutura para receber expositores e visitantes no período de 17 a 20 de outubro, nos pavilhões 1 e 2 e no Centro de Eventos do Parque da Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul.
Com objetivo de maximizar a segurança de todos os envolvidos, a diretoria da Festa da Uva, com aval do Conselho de Administração, decidiu pela adoção de medidas restritivas à circulação de pessoas pelo parque.
Desde esta terça (3) não são permitidas caminhadas, corridas ou passeios de pessoas pelo interior do parque. Os portões que dão acesso ao local, a partir do estacionamento principal, serão controlados por segurança privada. As atividades de lazer poderão ser feitas sem restrições na área do estacionamento até o dia 16 de outubro.
Durante a feira, também por medidas de segurança em razão da projeção de grande movimento de veículos, inclusive ônibus, o acesso ao estacionamento será liberado somente para visitantes cadastrados. Inclusive, nos quatro dias, haverá a cobrança para uso do espaço.
O presidente da empresa Festa Nacional da Uva, Idair Moschen, pede a compreensão e colaboração dos frequentadores habituais do parque no atendimento desta medida, que é temporária, mas vital para a segurança de todos.
"Pelas próximas duas semanas teremos um movimento crescente de máquinas, equipamentos, caminhões e pessoal contratado para a montagem da estrutura de praticamente 500 estandes, além da estrutura necessária para a organização do evento. A medida restritiva, neste período, não é novidade, pois já foi adotada com sucesso em edições anteriores", afirma.
A liberação total de acesso ao parque está programada para o dia 29 de outubro.
Além da montagem da estrutura, o parque passa por obras de melhorias na infraestrutura, o que também exige cuidados redobrados em segurança. Pessoal especializado, com uso de equipamentos pesados, trabalha na reforma dos telhados e pisos dos pavilhões, e nos banheiros. Também há limpeza interna, como roçadas, por empresa terceirizada, e substituição de postes de iluminação pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos.
Na área externa, equipes da Companhia de Desenvolvimento de Caxias (Codeca) roçam as margens das ruas Ludovico Cavinatto e Ivo Remo Comandulli, o que exige colocação de cones, reduzindo a circulação de veículos para apenas uma pista. A Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade iniciou a instalação de cinco placas em bandeira com indicações dos portões de acesso ao parque, além do reforço da sinalização sobre as vias. Durante a feira, fiscais de trânsito orientarão visitantes no entorno do parque.
Desde a Semana Farroupilha uma equipe do Departamento de Serviços da Secretaria do Meio Ambiente realiza a poda de árvores nas proximidades do Parque da Festa da Uva. O trabalho foi intensificado nestes primeiros dias de outubro. Mudas de flores serão plantadas ao longo da próxima semana no entorno e interior do parque.
Leia mais:
Inscrições para figurantes da Festa da Uva, em Caxias, termina 10 de outubro
Bento promove o Festival da Agroindústria Familiar dia 21 de outubro
CIC de Caxias do Sul realiza eleição para Conselho Executivo
Lar da Velhice, em Caxias, inaugura novo refeitório e vestiários
Obra contra alagamentos vai beneficiar 30 mil pessoas em Caxias
Tags:
Estrutura Mercopar começa montada Parque da Festa da Uva movimentação exigirá restrições circulação pessoas Caxias do Sul